31 julho 2019

31 julho 2019

Dicas de como escolher o tema do seu TCC


Se você está no último (ou no penúltimo) ano da faculdade, um assunto com certeza está rodeando você e seus amigos: o TCC. O bom e velho Trabalho de Conclusão de Curso é um marco na vida de qualquer universitário, pois enfim chegou a fase final. Parece que o trote foi ontem, né?



Caso não tenha escolhido o tema do seu trabalho, não tem problema. Estamos aqui para te ajudar a defini-lo. Dê uma olhada aqui em algumas dicas que separamos para clarear suas ideias:




1 - Escolha um tema com que tenha intimidade!
Você vai passar bastante tempo pesquisando sobre o mesmo assunto, então, escolher um tema que não tenha muito a ver com você e com seus gostos pessoais não é uma boa. Imagine que você pode até usar seu trabalho como portfólio numa entrevista de emprego na área que você curte. É legal que os assuntos conversem.




2 - Calcule o tempo
Se você não tiver tanto tempo hábil para realizar pesquisas de campo, por exemplo, talvez seja melhor pensar num assunto mais teórico e vice-versa.




Tradução: você subestima meus poderes


3 - Pense num conteúdo relevante

É muito comum querer pesquisar algo que ninguém nunca pesquisou, mas isso é bem difícil. Você pode, por exemplo, escolher um tema já abordado, mas seguir por um novo ponto de vista.




4 - Bibliografia é tudo!

Faça uma pesquisa prévia e veja se você encontra boas fontes. Pesquisar um tema com pouca referência torna o trabalho muito mais difícil.




5 - Relação com a área de estudo
Nem todo tema é adaptável para a realidade do seu curso. Por mais que você ame o assunto, se não encaixar com a sua área, não vale a pena estudá-lo nesse momento.




Pense em algo que te trará orgulho depois, pois esse trabalho será seu xodozinho depois.