12 junho 2019

12 junho 2019

Cinco dicas para usar o LinkedIn desde a faculdade


Quando se está no comecinho da faculdade, pode parecer cedo para pensar no mercado de trabalho ou no primeiro estágio, mas esse será um assunto que vai te acompanhar durante todo o curso. Uma boa maneira de ficar inteirado das novidades na sua área e ir criando, ainda que aos poucos, sua própria rede de contatos é utilizar o LinkedIn.

A ferramenta permite o contato mais próximo entre profissionais e empresas e está crescendo a cada dia. Ter seu perfil lá, muito antes da sua vida profissional começar efetivamente, pode ser importante para futuros estágios e trabalhos. Olha algumas dicas:


Complete seu perfil e o mantenha atualizado

É importante separar um tempo para focar em incluir o máximo de informações possível.


Inclua experiências fora da sala de aula

Você pode não ter trabalhado anteriormente, mas uma forma dos recrutadores te conhecerem é pelo que você fez e faz quando não está na faculdade. Curso de idiomas, trabalhos voluntários, tudo conta nessa hora. :)


Trabalho voluntário é legal, você faz coisas legais

Peça recomendações a professores

Sabe aquela matéria em que você se destaca ou aquela que tem mais aproximação com o professor? Então, troque ideia com os educadores e veja se eles podem te ajudar nesse momento. Serve para agregar ao seu perfil e também ficar no radar dos contatos dos seus professores.


Adicione pessoas que fazem parte do seu networking


Antes de tudo, entenda que o LinkedIn não é uma rede social como as outras. Então, é legal ter em mente que as conexões por lá são pensadas para essa finalidade.



Eu amo as minhas conexões.

Seja ativo

Como foi falado na dica 4, a rede é focada na área profissional. Não adianta ter o perfil e não alimentá-lo, mas pense que você tem que fazer posts relevantes, principalmente focados na sua área.