27 março 2019

27 março 2019

As diferenças entre o Ensino Médio e a faculdade


O momento da aprovação na faculdade é marcado por alegrias e muita expectativa. A vida de colégio finalmente se encerrou e, agora, é momento de encarar novos desafios. Então, que tal descobrir quais são as principais diferenças entre esses dois mundos e aprender como aproveitar o melhor da experiência?


Uniforme

Uma das grandes mudanças é o jeito de se vestir. Na escola, é quase impossível colocar sua personalidade na vestimenta, uma vez que todos devem seguir o mesmo padrão. Já na faculdade, há mais maleabilidade e as pessoas podem se expressar.


Amizades

No colégio, há uma grande separação entre as classes de cada série. Na faculdade, isso muda completamente. Pessoas de outros cursos, outros períodos e até outras unidades se conhecem com mais facilidade, possibilitando um grande intercâmbio de informações.


Autonomia

A rigidez com as normas existente na escola não se aplica na faculdade. Há mais liberdade desde o aprendizado até a convivência no campus. Você pode, por exemplo, escolher algumas aulas eletivas e, muitas vezes, até fazer seu cronograma de estudo.


Aulas

Na faculdade, o conteúdo não é tão mastigado quanto na escola. Os professores universitários são apenas parte do aprendizado, uma vez que cada aluno é responsável por criar seu próprio banco de referências. Eles podem - e devem - dar conselhos, mas, ao final, quem garante o conhecimento é você.


Relação com os professores

Os professores da faculdade são, em geral, extremamente aplicados na matéria que lecionam. Por isso, além das aulas terem um teor mais prático, muito provavelmente elas serão diferentes do formato escolar. Não se assuste! Com o tempo, você vai pegando o jeito de cada um deles, sabendo o que funciona para estudar a matéria e, quem sabe, construindo uma amizade!


Material

Enquanto na escola é fundamental ser extremamente organizado com seu material, as coisas não são bem assim na faculdade. Você quase não usará cadernos, a maior parte dos professores vai sugerir partes de livros ou artigos. O ideal é esperar as aulas começarem e entrarem no ritmo para comprar o que é necessário.


Vivência do campus

Estar na faculdade é uma experiência única. Aproveite todas as atividades extras, palestras, aulas, centros acadêmicos e grupos que puder! É uma grande vantagem estar em um ambiente com tanta troca cultural, estar aberto às informações pode ser decisivo na criação do ser humano e do profissional que você quer ser.