14 março 2019

14 março 2019

A criatividade em todas as coisas

Estimular a criatividade é algo necessário em todos os aspectos da sua vida. Seja no trabalho, na faculdade, em questões pessoais ou em situações inesperadas, estar preparado para superar os desafios de uma maneira inteligente pode te salvar de muitos problemas.

E a criatividade - não um dom, mas a habilidade humana de inventar - pode ser despertada e praticada, sendo uma capacidade em constante desenvolvimento. Confira dicas para estimular sua mente.


Mantenha sua mente constantemente estimulada


Por mais corrida que seja a rotina, fazer algo diferente é necessário para manter a criatividade. Qualquer pequena mudança no cotidiano pode trazer um novo referencial, uma nova perspectiva. Fazer as tarefas do mesmo jeito sempre te impede de reinventar.

Encare tudo como referência



Uma exposição de arte, reler seu livro favorito, ouvir uma playlist diferente: tudo o que você faz pode ser base para novas ideias. Esteja aberto a todas as experiências e faça o exercício de criar algo baseado nelas.

Foque, mas saiba o momento de voltar sua mente para outro lugar


Depois de se atentar ao redor e absorver o máximo de informações possíveis é importante deixar o pensamento solto. As melhores ideias podem surgir desse momento!

Não se contente com a primeira ideia


Por mais maravilhosa que ela pareça, force um pouco mais sua criatividade. Descubra por quais caminhos sua ideia pode te levar e tantas outras soluções que podem ser exploradas.

Se permita aprender


Reinventar não é fácil e o caminho para as melhores ideias é construído sobre *muitas* ruins. Analise e aprenda com seus erros, eles são oportunidades de ser melhor. Não cobrar perfeição é fundamental para o bom andamento do trabalho.

Quando estiver confortável com suas ideias, compartilhe


Alguém com a visão de fora pode te ajudar a encarar a situação de outro jeito. Converse com pessoas de diferentes contextos e ouça o que elas dizem, até as críticas são bem-vindas!


Qual é seu processo para sair de bloqueios criativos? Conta pra gente! :)