20 fevereiro 2019

20 fevereiro 2019

Como economizar dinheiro em época de universidade

O período de faculdade é universalmente reconhecido por ser uma fase de muita energia e pouco dinheiro. Nesse momento, é comum não saber bem como controlar os gastos corretamente e acabar se atrapalhando. Se esse é seu caso, não se preocupe! Separamos algumas dicas para te ajudar a começar o semestre com mais organização.


Conheça suas despesas fixas
Seja sincero com você e delimite quais são os gastos essenciais do mês. Assim, dá para acompanhar onde o dinheiro está indo e conhecer exatamente quais são as despesas variáveis.



Tenha cuidado com sua conta bancária
Muitos boletos, fatura de cartão, contas para pagar. Ufa! Não se desespere. Anote as datas de vencimento em um calendário e acompanhe diariamente. Afinal, é fundamental não perder os prazos quando o assunto é dinheiro. Para facilitar e ajudar a controlar os gastos, prefira sempre comprar no débito ou em dinheiro vivo, o cartão de crédito deve ser usado apenas para emergências, uma vez que é bem mais fácil perder o controle quando a conta não vem na hora.


Economize em tudo que puder
Comprar livros de segunda mão, criar um grupo de estudos para compartilhar textos, frequentar a biblioteca e levar lanches de casa podem fazer toda a diferença no fim do mês.


Escolha bem seus gastos
Pode ser muito tentador comprar ingressos para todos os shows e festas... mas, ao fim do mês, esse talvez seja um dinheiro que poderia ter sido economizado. Por isso, reflita bastante antes de comprar algo e veja se aquilo é realmente necessário. Tudo bem comprar algo para você ou sair para se divertir de vez em quando, o problema é quando esse hábito se torna um custo muito alto.


Mantenha uma reserva para emergências
A gente nunca sabe o que pode acontecer! E, por isso, é importante sempre ter algum dinheiro guardado. Assim, se algum imprevisto ocorrer nas finanças, a conta do mês não vai estourar.


Prefira comprar em supermercados
Comer na rua pode trazer uma grande quantidade de gastos e também não é a opção mais saudável, né? Por isso, sempre que puder, prefira cozinhar. Criar o hábito de fazer sua própria comida é uma maneira ótima de autocuidado.