02 janeiro 2019

02 janeiro 2019

Iniciação Científica do começo ao fim

Parte muito importante da vida acadêmica de alguns estudantes, a Iniciação Científica é uma pesquisa desenvolvida por graduandos de universidades brasileiras. Essa prática, que funciona como o primeiro contato do aluno com uma pesquisa científica, acontece com o acompanhamento de um orientador especialista no assunto.
Saiba quais são as habilidades profissionais e pessoais desenvolvidas nesse projeto!


1. Conhecimento aprofundado


Construir, desde o início, a pesquisa sobre um tema é desenvolver um conhecimento. Para isso, é necessário explorar materiais existentes, conversar com especialistas da área, buscar outras referências e muito mais. Assim, você aprende muito sobre o tema e a área de atuação, produzindo uma linha própria de raciocínio.

2. Proatividade


Para conseguir informações que não estão na superfície, é necessário buscar diversas maneiras de aprender. Buscar novos saberes em fontes alternativas, conversar com pessoas fora do seu ciclo e pesquisar profundamente um assunto é uma característica necessária para uma pessoa proativa.

4. Curiosidade



Aceitar que nunca se saberá tudo sobre um tema é um modo de não ficar estressado sem necessidade, mas ter a mentalidade de que os alicerces do estudo estão em algum lugar e podem ser acessados, é fundamental para o projeto. Ter curiosidade é um grande diferencial, afinal, você passará muitas e muitas horas pesquisando sobre um mesmo assunto.

5. Motivação


Encarar o trabalho com responsabilidade e foco é essencial para concluir um bom projeto. Por isso, é necessário encontrar novos modos de manter a motivação, mantendo a dedicação. Estabelecer uma rotina de trabalho pode ser um bom modo de ajudar nessa questão.

6. Criatividade


Para atingir novos patamares de conhecimento, é necessário ter pensamento crítico e olhar para as informações de um jeito novo. Encarar os desafios com uma visão “fora da caixa” pode ser a diferença entre um projeto “mais do mesmo” e um realmente original.

7. Networking


Participar desses projetos é uma forma de conhecer novas pessoas. Talvez seu orientador sugira a participação de determinados eventos, palestras, grupos de estudo ou discussões acadêmicas! Nesse momento, é importante estar aberto para todas as experiências e aproveitar a oportunidade para fazer contatos.

Conta pra gente quais foram suas experiências com a Iniciação Científica! ;)