05 dezembro 2018

05 dezembro 2018

Aproveitando o melhor do trabalho em equipe

O trabalho em equipe é muito comum e importante durante o período universitário!
Para os professores, é uma maneira de garantir a união da turma e a construção do conhecimento em conjunto - fatores essenciais tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o profissional. Já para o aluno, é um treino para a vida real, momento em que ele terá que lidar com diversas opiniões divergentes, aprendendo a lapidar o melhor de cada ideia.

Mas nem sempre essa prática é bem aproveitada pelo estudante… já que ainda existem muitos erros e pontos a melhorar na hora de criar em grupo. Para te ajudar a mandar bem nisso e aprender diversas habilidades, separamos algumas dicas super legais. Dá uma olhada:


1. Selecione bem as pessoas do grupo


Nessa hora, priorize quem é realmente comprometido e dedicado aos prazos. Escolher somente por amizade pode causar indisposições e dificultar a sinergia do trabalho.

2. Tenha atenção na hora de dividir as tarefas


É essencial dividir bem todas as atividades para garantir que ninguém se sobrecarregue: a pior coisa desses trabalhos é quando um ou dois integrantes realizam todo o esforço e o resto fica apenas olhando. Busque um consenso do que deve ser feito e quem pode se comprometer a fazer para evitar problemas.

3. Defina um cronograma razoável


Evitar imprevistos e ter um tempinho para marcar algumas reuniões de alinhamento são alguns dos benefícios de estabelecer datas com antecedência.

4. Aprenda a ouvir outras opiniões


Por mais tentador que seja seguir apenas suas ideias, resista! Trabalhos em grupo são sobre aprender uns com os outros e tirar as melhores ideias possíveis do time. Ser flexível e ouvir todo mundo é uma ótima maneira de treinar sua empatia.

5. Estabeleça regras


O que é acordado não sai caro, já dizia o ditado! Ser transparente e seguir o bom senso é um modo de evitar muitos conflitos.

Pronto! Seguindo essas dicas, a convivência com o grupo e o resultado das entregas com certeza será muito melhor. Conta pra gente que mais você faz para aproveitar ao máximo os trabalhos em grupo! ;)