19 novembro 2018

19 novembro 2018

9 maneiras de driblar o estresse

Quase como uma montanha-russa de emoções, o período da faculdade pode até ser corrido, mas não precisa ser estressante ao ponto de fazer com que a felicidade de cursar o ensino superior desapareça. Pois é, parece até lenda urbana, mas conciliar vida social, pessoal, saúde e família é possível e o sucesso dessa "empreitada" depende muito mais de como você se organiza. Para ajudar te a tirar todas essas responsabilidades de letra, listamos algumas dicas. Vem ver!



1. Não deixe que o estresse acumule
Quando nos encontramos em situações tensas, é normal que o estresse seja notado por você e por todos ao seu redor. Quando isso acontecer, tente se concentrar em algo que te faz bem! Por mais desesperador que o momento seja, tire 5 minutos para se distrair e procure focar em sentimentos bons.


2. Descanse tanto quanto possível
Dormir, além de ser a melhor coisa do mundo inteiro, é uma maneira de descansar o corpo e a mente. Esse intervalo é muito bem-vindo e faz toda a diferença para que seu trabalho renda mais e o cérebro consiga absorver mais informação.


3. Cuide de sua saúde
Evite descontar o estresse na comida! Alimentos gordurosos e pesados, por mais gostosos que sejam, não trarão nada de bom para seu corpo. Manter uma dieta balanceada e praticar exercícios pode evitar diversos problemas.


4. Controle a respiração
Nos piores momentos, sua respiração pode ficar inconstante. Evitar que isso aconteça te ajuda a olhar o estresse de maneira mais racional. Meditação é a prática ideal nesse momento, relaxando todo o corpo, concentre-se apenas nela, sentindo o ar entrar e sair, vagarosamente. Pausar por uns segundos pode ser a visão externa que te dará outra visão sobre o problema.


5. Divirta-se um pouco
Por mais conturbada que a época seja, não é sozinho e estudando loucamente que o estresse vai passar. Durante os intervalos, saia com seus amigos, visite um museu ou releia seu livro favorito. Tirar a mente do problema é ótimo para deixar a poeira baixar.


6. Respeite seu tempo
Cada um leva as coisas de uma maneira. Entender e respeitar isso, vai te ajudar a superar os obstáculos.! Todos nós temos limites e é importante reconhecer a hora de delegar tarefas e parar o que está fazendo. Nada flui se você passou do seu limite. Evite se cobrar excessivamente e idealizar situações: talvez esse não seja o melhor trabalho que fez na vida, mas permita-se entender que fez o seu melhor.


7. Afaste as coisas tóxicas
Existem certas coisas que são estresse na certa, né? Pode ser aquela pessoa que só te irrita ou aquele professor que passa um monte de trabalho. Não deixe que isso tome conta da sua sanidade mental! Dê prioridade para o que é realmente importante e não se deixe levar por coisas que não merecem seu tempo.


8. Planeje absolutamente tudo
Ter um calendário atualizado com as tarefas ajuda muito na hora de priorizar o que é mais importante e conferir quais atividades demandam mais tempo. Para não se sobrecarregar, invista em um planejamento organizado e real para garantir que tudo consiga ser feito.


9. Use a inteligência emocional
Não desistir, ser compreensivo, aceitar críticas construtivas e ser sincero com seu trabalho são atitudes que ajudam na realização até das tarefas mais difíceis. Quando você aceita que esse período não é toda sua vida e concentra-se em fazer o melhor que pode, muitas coisas boas acontecem!


E aí, curtiu as dicas? Conta pra gente o que mais você faz para evitar que situações desagradáveis tomem conta do seu humor!