17 outubro 2018

17 outubro 2018

Networking na faculdade

Você já parou para pensar sobre como frequentar a faculdade é uma experiência única? A vivência no campus, as amizades feitas… se reuníssemos tudo de bom que esse período traz, com certeza, a lista seria imensa. Além disso, essa é a fase em que as portas do mercado de trabalho começam a se abrir para a maioria dos jovens e, justamente por isso, é importante não se esquecer que esse também é o momento em que sua imagem como profissional começa a se formar. Estar aberto a novas pessoas, desafios e grupos pode fazer muita diferença na sua carreira. Para te ajudar a abraçar todas as oportunidades, separamos 5 dicas para você arrasar no networking!!


1. Colegas de classe
Essa dica vale principalmente para os que não são tão extrovertidos assim: aproxime-se das pessoas da sua sala. Além de serem, provavelmente, as primeiras com quem você fará amizade, elas serão contatos para sua vida profissional. Por isso, é importante marcar presença nos trabalhos em equipe, participando e auxiliando no que puder. Essas ocasiões também são ótimas oportunidades para conhecer os talentos dos membro do grupo e ver no que cada um é bom. Isso ajuda na aproximação, permitindo que conheça mais sobre quem convive com você.


2. Viva a faculdade fora da sala de aula
Por mais tentador que seja ficar perto do seu grupinho de amigos, participar de atividades extracurriculares é uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer contatos. E para isso, vale palestra, curso, evento, feiras profissionais e tudo o que te aproxime de conhecimentos interessantes da área ou não. Desse modo, é possível conhecer mais sobre o mercado, aprender novas ferramentas e ser lembrado por outros profissionais. Isso também pode significar participar de grupos em redes sociais e visitar sites específicos para cada área!


3. Busque outras atividades
A maior parte das universidades e faculdades oferecem a possibilidade do aluno trabalhar com monitoria ou em agências juniores. Essas são ótimas maneiras de conhecer pessoas, aprendendo muito e ainda se divertindo. Várias grandes amizades - e grandes sociedades - começaram exatamente desse modo. Expandir seus horizontes pode ser super saudável para sua carreira!


4. Professores
Ser participativo nas aulas e trazer pontos relevantes para a matéria é uma boa maneira de ser reconhecido, não só pelos colegas, mas pelos professores. Desde que não seja de maneira invasiva ou que atrapalhe a rotina das aulas, aproximar-se dos professores traz muitos benefícios. Com bastante experiência na área e no mercado, eles podem ter ótimas indicações de livros, filmes, documentários e materiais de pesquisa que vão fazer a diferença nos trabalhos finais e na sua carreira. Além de grandes amizades, esses contatos pode resultar em muitas portas abertas no mercado.


5. Mantenha seus contatos
Estabelecer conexões é um passo importante, claro. Mas mantê-las é o verdadeiro desafio. Por isso, não tenha medo de investir nos seus contatos, aparecendo ocasionalmente para tomar um café ou marcar um almoço “em nome dos velhos tempos”. Conhecer amigos dos seus amigos também é uma maneira de aumentar seu círculo social e profissional.
Ah, não vale procurar só quando precisa de ajuda, hein? As relações devem ser baseadas em reciprocidade!


6. Invista nas redes sociais
Para expandir a rede de contato profissional, o LinkedIn é a melhor rede de todas. Adicionar, seguir e interagir com os principais influenciadores da sua área também é uma ótima forma de acompanhar as novidades do mercado, ler, produzir artigos e divulgar seus feitos profissionais. E para participar é bem fácil, basta escrever um pouco sobre você, enfatizando sua educação e experiências profissionais, com uma linguagem parecida com a do currículo.