22 outubro 2018

22 outubro 2018

Como arrasar no fim do semestre

A época das entregas finais, trabalhos, provas e projetos pode ser bem estressante, né? Organizar a vida social, pessoal, familiar, acadêmica e, ufa, profissional, pode se tornar um grande desafio quando o semestre chega ao fim. Mas não se preocupe! Separamos algumas dicas para te ajudar a fechar bem o ano na faculdade. ;)


1. Confira todas as datas

Essa é a hora de pegar sua agenda, vasculhar o caderno atrás de anotações sobre datas feitas apressadamente no fim da aula, checar o cronograma do professor e até o calendário do curso.
Deixar todos os textos, resumos e livros que você precisará para realizar as provas e trabalhos separados te fará ganhar muito tempo quando chegar o momento de colocar a mão na massa.

2. Faça o planejamento da semana

Definindo as prioridades de acordo com o calendário e o material de referência, comece a pensar em suas tarefas de maneira semanal. Assim, você consegue minimizar imprevistos e controlar todas as entregas de perto. Para isso, aplicativos, planners, planilhas e agendas podem ser de grande ajuda.

3. Estude em grupo

Provavelmente, agora você já conhece - pelo menos um pouco - a maior parte das pessoas que cursam as mesmas matérias que você, certo? Esse pode ser o momento certo para se aproximar delas e marcar um grupo de estudos! Compartilhando conteúdos e dúvidas, todos conseguem se beneficiar da experiência!

4. Frequente as aulas e seja participativo

Por mais cansado que você esteja, a frequência é muito importante. Participar das aulas presenciais marcadas te dará outra visão do curso e mais contato com o professor. Por isso, absorva o máximo de conhecimento que conseguir e tire todas as suas dúvidas quando tiver a oportunidade. Na hora de estudar para a prova, isso pode fazer toda diferença.

5. Corte distrações

Se você precisa dar um gás na matéria, o foco é indispensável, estudante. Tenha seus objetivos em mente e entregue suas tarefas sempre o mais rápido possível. Sem distrações, seu tempo é otimizado e você consegue se organizar melhor.

6. Não se desespere

É muita coisa, eu sei. Mas vai dar tudo certo. Confiar no seu potencial e aceitar que você está fazendo o melhor que pode no momento é essencial. Com organização, é possível realizar todas as atividades e ainda descansar e curtir um pouco!

Converse com seus professores, orientadores e colegas. Muitas vezes, eles podem te dar dicas valiosas de como coordenar melhor seu tempo e até te ajudar na resolução de algumas tarefas! E mantenha a calma, as férias estão chegando! ;)