20 setembro 2018

20 setembro 2018

Está na hora de mudar de estágio?

Conciliar o estágio com os estudos não é nada fácil, né? Mas vale -e muito- a pena encarar o desafio. Ver como o mercado funciona na prática, aprender com profissionais da área e conhecer pessoas que podem te ensinar algo novo é muito importante para o crescimento profissional. Essa é a hora de ouvir o máximo e aprender o que seus colegas têm pra oferecer de conhecimento. Porém, nem tudo são sempre flores. Às vezes a gente sente que o lugar em que estamos não é bem onde deveríamos estar ou que está atrapalhando nosso rendimento acadêmico. Se você está passando por esse dilema e não tem certeza do que fazer, dá uma olhada nessa lista com os sinais de que é hora de mudar e procurar outro estágio.


1. Você não se sente motivado nem desafiado.

É normal que o começo seja cheio de emoção e desafios e que, com o tempo, você vá pegando o jeito da coisa e o trabalho comece a entrar na rotina. Mas se você faz as mesmas coisas há muito tempo, talvez seja a hora de conversar com seu gestor e pedir novas tarefas. Se essa conversa também não resolveu, está na hora de considerar: o quanto você está aprendendo nessa repetição de tarefas?


2. Parece estar exercendo muitas funções e não tem ninguém para pedir ajuda.

É natural ter cada vez mais responsabilidades no trabalho, isso é sinal que seus gestores confiam em você e nos resultados que está trazendo! O que não pode acontecer é TODAS as tarefas acabarem sob sua responsabilidade e eles nunca estarem disponíveis quando precisa tirar alguma dúvida.


3. Se esforça muito e não sente o reconhecimento no que faz.

É normal que você não tenha feedbacks constantes, mas ter pelos menos alguns é fundamental para seu desenvolvimento. Sejam boas ou ruins, as críticas devem ser construtivas o suficiente para servir como ponte para que alcance o potencial desejado. Se você acredita ter feito um bom trabalho e não recebe nenhuma devolutiva, é hora de falar com algum de seus gestores. Se isso também não funcionar, talvez seja hora de procurar outra coisa...


4. Está sempre irritado e arranja qualquer desculpa para não trabalhar.

Quando chegar ao trabalho não é animador e sair é a melhor parte do dia, é hora de repensar. Todo mundo tem dias ruins, certo? Mas se todo dia é uma tortura, você se irrita com qualquer coisa e sempre está passando o tempo com outras coisas, a situação é diferente. Uma relação assim não fará bem nem para você - que estará constantemente estressado -, nem para sua equipe -que não terá um funcionário 100% focado e engajado com as tarefas que realiza.



5. Acha que é hora de tentar novas oportunidades.

Parece que você já aprendeu tudo o que tinha pra aprender nesse lugar? Não sente que está crescendo e conversar já não funciona mais? Tudo bem! Procure outras vagas, converse com amigos da área e encontre algo que tem a sua cara.