14 setembro 2018

14 setembro 2018

ABNT de A a Z

Se você ainda não usou, com toda certeza ainda vai usar as temidas normas ABNT na entrega de trabalhos acadêmicos. Mas não precisa ficar desesperado, estudante! A gente separou algumas dicas para te ajudar a organizar seu trabalho nesse formato. ;)


Criada para garantir uniformidade aos trabalhos, as normas ABNT seguem a seguinte estrutura:

-Elementos pré-textuais: composto por itens que funcionam como o primeiro contato que o público tem com seu trabalho. Nele estão:
1. Capa (com nome da instituição e do autor, título, número de volumes, local e ano)
2. Folha de rosto (com nome do autor, título, número de volumes, natureza, objetivo do trabalho, nome da instituição, área de concentração, nome do orientador, local e ano)
3. Folha de aprovação (deve conter os mesmos elementos que a folha de rosto, adicionando apenas a assinatura dos componentes da banca de aprovação)
4. Dedicatória
5. Agradecimentos
6. Epígrafe
7. Resumos em língua portuguesa e língua estrangeira
8. Listas
9. Sumário (seguindo alinhamento à esquerda e o título, em negrito e letras maiúsculas)

-Elementos textuais: a parte principal do trabalho, em que o autor mostra o desenvolvimento do assunto desde o problema que motivou sua investigação, descrevendo os processos de pesquisa, suas hipóteses e descobertas.
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão


-Elementos pós-textuais: tudo o que vem após o desenvolvimento.
1. Referências bibliográficas
2. Glossário
3. Apêndices
4. Índices
5. Anexos



Outro ponto importante: as normas definem que o trabalho deve ser feito em folhas A4, com impressão somente em um dos lados e margem superior esquerda de 3 cm e inferior direita de 2 cm. Ah, o texto também deve ser impresso todo com tinta preta, apenas ilustrações, fotos e gráficos podem ser coloridos. Na hora da impressão, não esqueça de pedir encadernação com mola espiral e capas plásticas.


Paginar esse tipo de trabalho não precisa ser complicado! A dica para o sucesso é começar a contagem, sequencialmente, a partir da folha de rosto, mas apenas inserir os números na introdução, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha.


O texto deve ser escrito em Arial ou Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 cm entre as linhas e recuo de 1,25 cm no início de parágrafos. Em caso de citação direta e longa, a fonte deve ser tamanho 10 e recuo de 4 a 6 cm da margem esquerda.


Algumas palavras devem seguir o estilo especial, confira quais são:
1. As aspas devem ser usadas para destacar transcrições de textos
2. Itálico no destaque de palavras ou frases em língua estrangeira
3. Negrito para dar ênfase
4. Sublinhado para destacar links para materiais disponíveis na internet


Por último, as referências:
Na identificação de todos as obras e autores utilizados, esse modelo deve ser seguido:

SOBRENOME, Nome do Autor. Título: subtítulo. Cidade: Editora, Ano.