28 agosto 2018

28 agosto 2018

Leitura dinâmica: Como aprender mais em menos tempo

Quem nunca virou a noite estudando uma matéria ou terminando aquele trabalho superlongo? Às vezes a rotina pesa mesmo, estudante.
E, como sabemos que não tá fácil para ninguém, separamos algumas dicas para você ler cada vez mais rápido, absorvendo cada vez mais informações! Essa técnica, conhecida como leitura dinâmica, pode te ajudar muito desde o colégio até o ambiente de trabalho. Confira essas dicas para começar a praticar:


1. Evite interrupções.
Principalmente no começo, o que conta é a concentração. Pra facilitar, uma dica é treinar em um lugar bem calmo. Escolha um texto que quer ler, tire as distrações de perto e separe algum tempo.


2. Cronometre quanto tempo você leva naturalmente.
Na primeira vez em que ler o material, cronometre quanto tempo leva para terminá-lo. Assim, quando souber, poderá fazer uma média de quantas palavras consegue ler por minuto e traçar sua meta.
Ah, também é importante checar o quanto de informação presente no texto você lembra dessa primeira vez.


3. Não pare de ler até o texto acabar.
Mesmo que surjam dúvidas sobre o significado de algumas palavras ou que se perca no caminho, continue a ler, você está ganhando ritmo! Nessa hora, o importante não é entender completamente todo o texto, mas saber, no geral, do que ele trata. Quando acabar a leitura, retome somente as partes que não entendeu.



4. Não pronuncie, mesmo que mentalmente.
Dizer, em voz alta ou para si mesmo, cada palavra que lê, pode atrapalhar muito. Com o cérebro preocupado em pronunciar, leva muito mais tempo compreender os significados.



5. Encare o texto em blocos.
Com a prática, fica cada vez mais fácil focar em um único ponto da palavra para desvendá-la ao invés de ler cada sílaba. Ver o texto como um conjunto de blocos formados por unidades de pensamento vai te ajudar a encontrar as ideias centrais e palavras mais importantes.


6. Leia sempre que puder.
Mesmo que não tenha esse hábito, praticar a leitura pelos menos um pouco todos os dias vai te ajudar na concentração e no aprimoramento da técnica. Qualquer minuto conta!