14 agosto 2018

14 agosto 2018

Dicas de como montar uma apresentação incrível

Desde muito novos temos contato com apresentações. Pode ser que você tenha vivido essa situação no colégio: o professor passando vários slides chatos e todo mundo da sala morrendo de sono. Talvez você lembre das vezes em que teve que apresentar trabalhos na frente de todos e ninguém estava prestando muita atenção.
Mas expor ideias e conceitos para um público não precisa ser esse monstro de sete cabeças! Usando recursos atrativos e organizando a informação da forma correta, dá pra impressionar sua plateia no colégio, na faculdade e também no trabalho.
Confira (e salve) essas dicas! Nunca se sabe quando uma apresentação de arrasar será seu diferencial. ;)


1. Fuja do nervosismo com antecedência!
O primeiro passo é ler todo o material disponível e selecionar quais informações não podem faltar. Além de te dar uma ideia de todo o conteúdo, isso vai te ajudar a organizar a apresentação e ter a certeza que não esqueceu nada de importante.


2. Exponha as informações como quem conta uma história.
Organizar por tópicos o assunto é uma boa estratégia para evitar aquele vai e volta no assunto. Assim, você pode mostrar o desenvolvimento do raciocínio e ganhar a atenção do público para o que virá em seguida.


3. Equilibre os textos e imagens.
Agora que você definiu o lugar certo para cada informação, aproveite para intercalar as imagens e gráficos interessantes com os tópicos curtos escritos.
Além de aprofundar o assunto, isso vai passar credibilidade para o trabalho.


4. Design importa!
Prestar atenção na hora de escolher a fonte e o template vale a pena, viu? É sempre importante checar se as imagens estão em boa qualidade, se o texto está legível e se os recursos de áudio e vídeo estão funcionando. O ideal é apostar em um design simples e organizado, limpando tudo o que está em excesso.


5. Fale com segurança e calma.
Na hora de colocar em prática, fique tranquilo! Você sabe o assunto e tem uma boa apresentação como acompanhante. Agora vai aquela dica de ouro: passe e repasse toda a fala, enfatizando o que é mais importante. Explique o material, de acordo com a ordem que escolheu para parentes, amigos, colegas e quem mais puder, inclusive para seu espelho. :D Isso vai te ajudar MUITO na memorização e também passa a confiança necessária.

Dica extra: Tudo bem ficar nervoso no primeiro momento! Respire e concentre-se em falar com calma e segurança.