08 agosto 2018

08 agosto 2018

Como vencer o nervosismo na entrevista de emprego

Estando na faculdade ou já formado, depositamos muitas expectativas na carreira que está prestes a começar. Só de pensar que o seu futuro pode ser decidido em uma conversa com um empregador já dá um frio na barriga, né? Esse medo e essa ansiedade podem prejudicar muito no momento da entrevista, principalmente se você não tiver muita experiência.

Viemos afastar de vez esse problema e mostrar para você que não há motivos para o nervosismo. Segue aí nossas dicas:

Prepare-se com calma

Se você ainda não possui uma habilidade aguçada de comunicação, comece a se preparar agora. Por mais que pareça ser um “micão”, não tenha medo de treinar seu diálogo com o espelho. Fale sobre você, suas experiências, habilidades e competências. Deixar isso bem fresco na cachola ajudará na hora que for questionado pelos futuros empregadores.

Chegue com antecedência

Você não precisa chegar três horas antes e ficar andando de um lado para o outro, até porque, isso só vai aumentar o nervosismo. Chegue 15 minutos antes do horário combinado e aproveite o tempinho extra para rever mentalmente o que foi treinado ou tranquilizar a mente com uma música ou revista da recepção.

Não se atropele nas palavras

Ouça as perguntas com calma e concentre-se na hora de formular as respostas. Não tem problema se você precisar de alguns segundos para entender o que está sendo perguntado; apenas lembre-se de articular seu pensamento de forma clara. Uma dica é concluir questionando se você conseguiu cobrir os ponto-chave que o empregador desejava saber.

Não se cobre

Tenha em mente uma única coisa na hora da entrevista: o mundo não acabará caso você não seja contratado. Outras vagas, outros empregadores e outros momentos surgirão. Entregar-se 100% à oportunidade é fundamental, mas faça isso sem pressão. A decisão nem sempre depende de você. Acredite: se a vaga for sua, tudo dará certo. Caso contrário, existem muitas chances pela frente.

Deixe o medo em casa

Quem vai te entrevistar provavelmente já fez isso algumas vezes e, por isso, ele saberá conduzir uma entrevista adequada. Isso, porém, não é motivo para antecipar a ansiedade achando que te farão perguntas impossíveis de responder. Mantenha uma postura confiante e focada durante toda a entrevista. A dica é deixar a conversa fluir como se falasse com um amigo, e não com alguém de tamanha importância. Não há motivos para temer um papo. :)

Essas são algumas das dicas que poderão te ajudar. O resto, você só aprende de um jeito: na prática! Aproveite as oportunidades que surgirem e dê tudo de si. Boa sorte!