11 julho 2018

11 julho 2018

Como aprender a gostar de ler

Existem dois tipos de pessoas no mundo:os que cultivam a paixão pela leitura desde pequeno, ou aqueles que, só de olhar para o número de páginas, já ficam com dor de cabeça.

Se o último exemplo é o seu caso, tudo bem! Para todo problema, há uma solução. Primeiro, é preciso identificar o real obstáculo que te atrapalha na leitura, como falta de interesse, alto nível de distração ou falta de costume. Depois de identificado, tiramos o obstáculo.

Hoje ensinaremos a você um plano de ataque contra esses impedimentos, para que você possa, logo logo, curtir um livro ou uma leitura da facul sem se preocupar. Bora?

Com esforço e prática

Não ache que ficar semanas sem praticar e depois ler um livro de 800 páginas em poucos dias fará com que você pegue o gosto pela leitura. Para tornar-se um bom leitor, você deve transformar o ato em algo habitual e contínuo, que faça parte da sua rotina. Não espere ter tempo livre para poder ler: pense como uma tarefa do dia, e não apenas uma atividade para quando estiver desocupado.

Não limite o horizonte

De maneira alguma limite seus tópicos de leitura e, mesmo dentro dos temas que você mais gosta, procure sempre por novos escritores e abordagens. Diferentes autores apresentam diferentes pontos de vista e linguagens, o que agregará de forma positiva seu repertório, além de te ajudar a encontrar o que realmente te interessa no mundo dos livros.

Seja um leitor participativo

Não seja só mais um leitor que chega ao final do texto sem ter uma opinião formada sobre ele, sem aprofundamento. Aproveite a leitura ao máximo com anotações, grifando partes interessantes (como uma frase de impacto ou um momento importante) e anote dúvidas que possam te ajudar a concluir o final do livro.

Não se importe com a velocidade

Cada pessoa tem sua própria velocidade: tudo depende de como você compreende o conteúdo a partir da leitura. Alguns livros puxam você para ler rapidamente, outros exigem calma e análise. O importante é não julgar seu rendimento. Encontre o ritmo adequado e deixe o texto te levar.

Se você chegou até o final desse texto, parabéns! Esse foi o seu pontapé inicial para uma vida de livros, textos e mais leituras. Continue praticando. :)