14 maio 2018

14 maio 2018

Como melhorar a memória e o raciocínio?

Com tanta matéria dentro da sala de aula e tanto conteúdo distinto todos os dias, é necessário que os estudantes tenham uma "memória de elefante", não é? Hoje, vamos mostrar que sua mente não precisa ser "animal" para reter o máximo de informações possíveis em pouco tempo. Sem outros truques, aí vão as dicas:

Coma quantos livros conseguir



Ler é fundamental para um bom aprendizado, mas você sabe o porquê? Além de ser uma prática gostosa, a leitura estimula o raciocínio e sua imaginação. Você não apenas se transporta para um novo universo como também aprende de forma sutil novas palavras. Essa prática fortalece a memória, que começa a ficar mais apta a absorver quantidades altas de conteúdo.

Tenha uma boa noite de sono



Muitas vezes, estudar por horas sem descanso parece ser a única alternativa. Calma lá: sem virar noites com a cara afundada nos livros! Uma noite bem dormida é revigorante e essencial para sua saúde física e mental. Durante o sono, seu cérebro regenera as células e remove toxinas acumuladas no organismo, tendo um tempo maior para se preparar para uma nova carga de conhecimento.

Faça algo diferente



São nas situações mais inusitadas que você consegue estimular a produção de novas conexões neurais, melhorando o raciocínio lógico. Inove, pegue aquele caminho diferente para casa ou tente aprender uma nova língua. Isso fará você aumentar sua capacidade cognitiva e treinar o cérebro para armazenar ainda mais.

Memorize informações simples



Desde que o celular trouxe todas as informações para a palma de sua mão, nada mais precisa ser memorizado como antigamente. Exercícios para a memória, como gravar nomes de ruas ou decorar os números que você liga com maior frequência, fazem com que o seu cérebro trabalhe mais. Obviamente você não precisa abandonar seu celular de uma vez por todas, mas essas simples informações podem exercitar seu cérebro.

Relembre o seu dia



O que você almoçou? Qual é a cor daquele carro lindo que estava estacionado? Isso são coisas que acabamos sobrepondo em nossas cabeças pelo fato de diariamente absorvermos inúmeras informações. Sente no final do dia e tente relembrar o máximo de ações que fez durante o dia. Assim, você treina seu cérebro para concretizar melhor informações e melhora o armazenamento de dados novos e antigos.

Essas foram algumas das dicas que conseguimos lembrar. :P Que tal testar a dica que você mais gostou? Até a próxima!