Pesquisar na internet

Uma das grandes vantagens de hoje em dia é a existência da internet. Conseguimos manter contato com amigos de infância, assistir episódios de sua série favorita e ver notícias sobre o mundo inteiro, mas essa distração pode ser perigosa para a hora do estudo. Você começa pesquisando sobre o conteúdo da prova, mas acaba vendo um vídeo, uma receita de bolo ou um teste de personalidade. Deixe o celular e o computador de lado, estude com suas anotações e, caso apareça alguma dúvida, anote e procure mais tarde.
Exagerar no marca-texto

Na hora de ler estamos acostumados a utilizar as canetas marca-texto para destacar o que há de importante dentro do que está escrito, mas cometemos um grande erro em sublinhar frases e palavras em excesso. Isso não é eficiente, tendo em mente que utilizamos ela para separar o necessário. Ao invés disso, você pode usar a técnica de marcar apenas as palavras importantes do parágrafo ou escolher um número de linhas por parágrafo que poderão ser grifadas.
Reescrever inúmeras vezes

Alguns estudantes acreditam que reescrevendo continuamente suas anotações irão absorver melhor o conteúdo estudado. Entretanto, isso pode não ser tão efetivo como parece, pois você só estará reproduzindo um texto, como um ditado, diversas vezes. Melhor que isso é compartilhar suas anotações, por exemplo, com algum colega e tentar explicar o conteúdo lido, facilitando na memorização.
Decorar para as provas

Você pode achar que memorizar as fórmulas ou descrições garante um bom desempenho na sua prova, mas está enganado. É importante se certificar de que os conteúdos que você decorar são os mais importantes dentro do assunto, como a base de um raciocínio, para que não preencha a sua cabeça com matéria descartável e de pouca relevância.
Se você se identificou com uma ou mais situação, ainda há tempo de perder esse hábito e buscar novas formas de manter a matéria fresca em sua cabeça para as provas. Até a próxima, e não esquece de estudar, tá bom?