06 março 2018

06 março 2018

Como conseguir dormir pré-prova

Olá, pessoal! Sabemos que, muitas vezes, as matérias dadas em sala de aula não são revisadas em casa logo após as aulas. O que acontece? Elas acumulam até o limite e fica ainda mais difícil administrar o tempo para correr atrás dos conteúdos perdidos.

Tá, mas o assunto não é sobre descansar antes das provas? Sim! Essa é apenas uma das dezenas de causas que fazem com que um aluno perca seu sono: estudo para provas.

“Ah, mas naturalmente eu não consigo dormir cedo”: nem adianta vir com esse papinho, porque o sono é um dos maiores aliados que você pode ter durante a sua vida. Dormir bem te deixa disposto, alerta e animado para fazer diversas atividades.

“Ok, mas a verdade é que eu fico ansioso antes de todas as provas e não consigo dormir... Aí aproveito pra dar aquela revisada”: essa desculpa também não cola. Antes da prova, o certo é você dar uma boa descansada para fixar o aprendizado.

Aqui tem uma lista de dicas que vão ajudar você a deitar a cabeça no travesseiro e tirar aquele tão merecido repouso!

Aquele banho quentinho



O banho não serve só pra deixar seu corpo limpo das impurezas do mundão ou pra deixar você cheiroso antes de sair com os amigos. Ele também provoca mudanças na temperatura corporal, segundo a professora Joyce Walsleben da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York: “Se você elevar a sua temperatura a um ou dois graus com um banho, a queda acentuada na hora de dormir provavelmente irá fazer com que você caia em um sono profundo.”

Quem tecla não dorme



Você já fica grudado ao seu celular 24 horas por dia, então, não precisa ficar apegado a ele na hora de dormir. Sim, sabemos que o grupo dos amigos ou as curtidas da sua foto podem estar bombando, mas a sua saúde mental é mais importante. Então, deixa o celular longe da cama e fecha os olhinhos: nada de dar a “última espiadinha". Você precisará estar muitíssimo descansado na hora da prova. ;)

Use a imaginação



A última coisa que você pode fazer é deitar pensando na prova. Então, substitui isso por uma pitada de imaginação: veja-se em um lugar confortável e bem tranquilo para, assim, relaxar o corpo e a mente.

Passando a borracha



Os problemas do dia a dia costumam pipocar quando você está com a cabeça no travesseiro, com tudo pronto para dormir. Mas, em uma véspera de prova, é preciso passar uma borracha em todas as adversidades que aparecem nos pensamentos para esvaziar completamente a cuca.

Bem, essas foram algumas das milhares de dicas que você pode seguir para dormir com mais facilidade. Conta aqui nos comentários se já tentou alguma dessas ou se adota outras técnicas para cair no sono e chegar na avaliação com tranquilidade. Até a próxima!