30 novembro 2017

30 novembro 2017

Entenda seu cérebro durante uma prova

Você passa semanas estudando para uma prova específica, geralmente aquela com muito conteúdo ou sobre uma matéria difícil de entender. Na hora da prova, depois de exercícios feitos e corrigidos, revisões e resumos, seu cérebro decide dar um branco. E aí?


Em um momento importante como esse, nossa mente utiliza todo o conhecimento que possui, tanto pela lembrança do dia que você estudou quanto a textura do papel, a temperatura que o ambiente estava, entre outros. Vem ver todas as regiões acionadas e o que cada uma delas representa:


Lóbulo parietal

Aqui você se liga às sensações, linguagem e atenção de tudo ao seu redor. É essa a conexão que te atenta aos detalhes e te prende às questões, quando sua atenção vai para outras preocupações.

Lóbulo occipital

Você processa e interpreta tudo que vê por aqui, seja comparando informações, selecionando ou integrando a outro raciocínio. Também é responsável pela sua memória visual - por isso é tão importante criar resumos coloridos!

Cerebelo

Essa parte pequena em nossa nuca é o que comanda sua coordenação motora fina, que inclui a capacidade de escrever, de se manter equilibrado e de manter o controle dos músculos do corpo.

Hipocampo

Sabe aqueles truques para transformar uma informação atual em uma memória de longo prazo? É aqui que ela fica armazenada! Assim, você pode acessar tudo que aprendeu sem deixar nada despercebido.

Lóbulo temporal

Sua ligação principal são os estímulos auditivos (alguém batendo o lápis na carteira, mascando chiclete ao seu lado, você sabe…), mas a linguagem e a memória também fazem parte!

Córtex pré-frontal

Aqui está a parte mais ativa de todas. É no córtex que o raciocínio acontece! Os neurônios aliados à concentração estão aqui também, o que ajuda na hora de resolver as questões e encontrar a solução correta.

Agora dá para entender o porquê do branco: são muitas áreas conectadas! Por isso, tente sempre se atentar ao foco, respirar fundo, tomar água e continuar na jornada. A mente não vai te prejudicar! ;)