09 novembro 2017

09 novembro 2017

Como estudar e trabalhar de forma mais criativa

Você se considera um estudante criativo? Quando criança, nosso mundo é inspirado em nossa imaginação, mas são raros os adultos que cresceram sem deixar essa característica para trás.



Muitas pessoas acreditam que o dom da criatividade é exclusivo àqueles que trabalham com comunicação, design ou artes - mas não se engane! Essas áreas de fato precisam de uma criação ativa e constante, mas todas as outras podem se beneficiar (e muito) com uma perspectiva intuitiva em seus projetos. Até mesmo os estudos, um modelo geralmente fechado, pode ganhar vantagens se feito do seu próprio jeito! Vem ver como fazer isso acontecer:


1. Acredite nas ideias "ruins"


Nenhuma ideia é ruim: o primeiro passo é acreditar em todas as possibilidades que esse pensamento pode gerar. Quando você aceita uma criação de sua mente, você permite que outras ideias continuem fluindo, cada uma delas mais perto do objetivo traçado inicialmente. Por isso, não julgue de primeira! ;)

2. Busque inspiração


Veja filmes em uma língua estrangeira, mude seu caminho para casa, leia sobre um assunto estranho ou conheça um lugar novo em sua cidade. Não são raras as vezes em que ver uma realidade diferente inspira mudanças nas pessoas. Com essas novas bagagens surgem o que chamam de "insights criativos", aquelas ideias que chegam naturalmente.

3. Experimente outro ponto de vista


Sua perspectiva sobre um assunto nem sempre será o suficiente para concluir um trabalho. Compartilhe sua atividade com o colega ao lado, alguém de cargo superior, um funcionário em outro setor, com seus pais e pessoas de diferentes círculos. O ideal é experimentar 3 pontos de vista distintos!


4. Saia do seu lugar


Quando a inspiração fugir, não se frustre. São quinze minutos para respirar fundo que vão ajudar sua mente a voltar a produzir. Então pare, saia de sua cadeira, abra as janelas, coma um chocolate! Tudo vai voltar ao eixo.

5. Tente algo novo


Você sabia que se comprometer a tentar uma prática totalmente nova faz com que você acesse partes inutilizadas do seu cérebro? Quando sobrar tempo, dedique-se a ter experiências novas, por mais que elas te dêem medo. :P

Pronto para dominar o mundo e suas habilidades? Ajude a desmistificar o uso da criatividade no dia a dia e compartilhe com um amigo essas dicas. :D