22 novembro 2017

22 novembro 2017

5 passos para garantir as melhores notas do semestre

Se você olhou para o calendário na última semana, deve ter percebido que estamos no penúltimo mês do ano; e se com isso você sentiu algumas borboletas no estômago ou uma inesperada tontura: não, você não está apaixonado pela ideia de férias, é só ansiedade.



Ao contrário do que parece, nem tudo está perdido. Faltando tão pouco para o fim do semestre, ainda dá tempo de colocar tudo em ordem para começar 2018 tranquilo! Para isso, é preciso foco e objetivo:

1. Aula dada é aula estudada

Sempre estude primeiro a aula que você acabou de assistir. O conteúdo ainda estará fresco em sua memória e vai ser muito mais fácil para seu cérebro assimilar o novo aprendizado. Assim que terminar, dê continuidade ao cronograma de estudos.


2. Entenda suas dificuldades

Quando você conhece sua mente, o estudo fica mais produtivo. Por exemplo, se você sabe que ouvir uma explicação não é o suficiente para entender o que foi falado, comece a tomar nota de tudo que achar importante e compare anotações com seus colegas. A mesma coisa com tabelas, gráficos, horário de estudo, entre outros.


3. Prefira caminhar sozinho

Em um momento atarefado como o final do ano, é mais fácil dedicar-se às revisões e resumos sem a companhia dos amigos. Por isso, prefira escolher um lugar calmo e confortável para se atualizar diariamente dos trabalhos e provas à vista!


4. Estude de fim de semana aos feriados

A tranquilidade dos sábados e domingos, em certos casos, precisa ser colocada em jogo. Priorize o cronograma de estudos, nem que seja apenas pelas manhãs, que já é tempo suficiente para garantir que nenhuma tarefa fique atrasada.

5. Não se esqueça dos exercícios

Os resumos são muito importantes na hora de revisitar uma matéria, mas é exercitando que você garante que o conhecimento "grude" em sua mente, tanto para garantir o semestre quanto para ajudar na continuidade do aprendizado. Sempre recorra à lista de questões!



Bom final de ano, estudante. :D