Depois dos vestibulares, a vida acadêmica e profissional continua exigindo o dom da escrita. Que tal perder de vez o medo e dominar essa habilidade? Veja algumas dicas:
1. Saiba o que falar
Nunca comece um texto com dúvida! Para isso, mergulhe na pesquisa antes mesmo de começar a escrever. Navegue por todos os tópicos que o assunto possa abordar e forme sua opinião com embasamento. Saber seu objetivo com o texto facilita tudo!2. Crie a estrutura
Como um esqueleto, rascunhe como o texto vai funcionar: começo, meio e fim. Isso pode ser feito para uma redação de vestibular, um desenvolvimento de pesquisa ou até para um e-mail de negócios. Acredite: este passo dá direção ao seu pensamento.3. Use palavras simples
Você não precisa escrever como um autor premiado! Palavras difíceis podem confundir o leitor e tirar a atenção do conteúdo em si. Prefira escolher palavras que você já tem propriedade e que, em conjunto, fortaleçam sua opinião.4. Enxugue o texto
Quanto mais curto, mais rápido para ser feito e menos prolixo. O que isso significa? Aqueles não acostumados com a escrita tendem a aumentar a quantidade de palavras e explicações em uma tentativa de ser melhor entendido. Relaxe! Treine para reduzir seu texto ao máximo.5. Treino
Nada é mais eficiente que treinar! Encare esse desafio de, em qualquer oportunidade, escrever um texto, um e-mail profissional, uma dissertação ou até uma história. A prática deixa tudo mais leve e fácil. É só não desistir!Agora, confessa aqui nos comentários: você até sentiu uma vontade de adiantar o trabalho, né? :P