22 novembro 2017

22 novembro 2017

5 jeitos de escrever melhor em menos tempo

Nem todo mundo se sente bem escrevendo por conta própria. Por falta de costume ou de vontade, construir um texto pode ser uma experiência demorada, entediante e até mesmo confusa!

Depois dos vestibulares, a vida acadêmica e profissional continua exigindo o dom da escrita. Que tal perder de vez o medo e dominar essa habilidade? Veja algumas dicas:

1. Saiba o que falar

Nunca comece um texto com dúvida! Para isso, mergulhe na pesquisa antes mesmo de começar a escrever. Navegue por todos os tópicos que o assunto possa abordar e forme sua opinião com embasamento. Saber seu objetivo com o texto facilita tudo!

2. Crie a estrutura

Como um esqueleto, rascunhe como o texto vai funcionar: começo, meio e fim. Isso pode ser feito para uma redação de vestibular, um desenvolvimento de pesquisa ou até para um e-mail de negócios. Acredite: este passo dá direção ao seu pensamento.

3. Use palavras simples

Você não precisa escrever como um autor premiado! Palavras difíceis podem confundir o leitor e tirar a atenção do conteúdo em si. Prefira escolher palavras que você já tem propriedade e que, em conjunto, fortaleçam sua opinião.

4. Enxugue o texto

Quanto mais curto, mais rápido para ser feito e menos prolixo. O que isso significa? Aqueles não acostumados com a escrita tendem a aumentar a quantidade de palavras e explicações em uma tentativa de ser melhor entendido. Relaxe! Treine para reduzir seu texto ao máximo.

5. Treino

Nada é mais eficiente que treinar! Encare esse desafio de, em qualquer oportunidade, escrever um texto, um e-mail profissional, uma dissertação ou até uma história. A prática deixa tudo mais leve e fácil. É só não desistir!

Agora, confessa aqui nos comentários: você até sentiu uma vontade de adiantar o trabalho, né? :P