16 novembro 2017

16 novembro 2017

4 sinais de que você precisa equilibrar seu tempo

A vida universitária pode ser um grande dilema: em um momento, você está lutando contra a própria procrastinação para se livrar das matérias acumuladas; no outro, entra de cabeça no cronograma a ponto de esquecer seus amigos, família e sua própria diversão.



Relaxe, estudante. Todos nós temos sonhos a perseguir, metas a cumprir, notas a tirar… E nem por isso sua saúde, tanto física quanto emocional, deve ficar em jogo. Saiba quando tirar um tempo para você com esses sinais:

1. Auto-cobrança sem limites

Você está seguindo seu cronograma? Estudante de acordo com o combinado? Fazendo o seu possível para atingir os resultados? Então, não se preocupe! É importante você encontrar seu limite em suas obrigações, sem levar todo o peso do mundo nas costas.

Dica: fique feliz por cada atividade concluída!


2. Cansaço extremo

Sentir-se cansado vai além de estar com sono. Sabe aquele momento em que você já leu um texto mais de uma vez e ainda assim não conseguiu compreender o conteúdo? Esse é o típico sinal vermelho para pausar os estudos! Fadiga mental, dor de estômago e até dor nos olhos também demonstram que sua saúde precisa de mais atenção.

Dica: esforce-se para beber bastante água durante o dia e manter uma rotina de sono confortável.


3. Perfeccionismo

Na maioria das vezes, não damos valor para nossas próprias conquistas. Ao invés disso, acabamos nos culpando por não atingir um ideal de perfeição: a melhor nota, o melhor trabalho, o status de melhor aluno da turma. Pare e reflita: o que você ganha exigindo tanto de si mesmo?

Dica: estipule metas racionais para a sua semana.


4. Isolamento

A necessidade de passar de ano pode transformar suas prioridades de formas drásticas: sair para relaxar a cabeça com os amigos ou aproveitar uma tarde fora do cronograma parece impossível, por exemplo, deixam de ser opções para um fim de semana pós-estudos. Esse isolamento, por mais que aparente ser positivo, é prejudicial para seu desempenho.

Dica: dê um tempo para si mesmo semanalmente, seja para divertir-se com os amigos ou fazer algo que ame.





Sua vida e sua saúde valem muito! Não tenha medo de pedir ajuda: se precisar, ligue 141 (CVV) para conversar com quem entende do assunto.