10 outubro 2017

10 outubro 2017

4 frases para melhorar sua postura no trabalho

Já percebeu que, muitas vezes, a escolha das palavras em um comentário pode mudar totalmente seu sentido? Esses pequenos mal entendidos, acumulados com o tempo, acabam trazendo desconforto no meio de trabalho.

Se isso já aconteceu e você não sabe como evitar, vamos te ajudar. Escolhemos algumas frases que propõe novas maneiras de abordar o mesmo assunto:

1. "Eu não sei fazer isso" = "Pode me ajudar a fazer isso?"


Em seu primeiro momento como estagiário na empresa, é normal se assustar com a carga de trabalho, suas obrigações e os desafios pela frente. Ao invés de deixar o medo te distanciar da chance de aprender, aproveite para conversar com alguém com mais experiência e pedir ajuda. Além de conhecer a pessoa, você demonstra interesse em entender o processo!

2. "Desculpa por errar" = "Obrigado pela paciência"


Todo mundo comete erros-- e ter consciência sobre eles é muito importante. Porém, na maioria dos casos, desculpar-se pelo o que aconteceu não dá abertura para o crescimento e pode prejudicar sua auto-estima no trabalho. Trocar as "desculpas" por um "obrigado" demonstra ao outro (seu chefe ou colega mais experiente) que você aprecia a atenção. Isso promove reflexão, feedback e até mais ânimo para a relação!

3. "Isso não está certo" = "Podemos conversar?"


Ao perceber que algo não se encaixa, seja em um trabalho de equipe ou algo relacionado a sua área que você ache importante pontuar, tome cuidado ao se pronunciar. Tente conversar com seu superior ou com a pessoa em si para entender o que aconteceu e expôr sua opinião. Você deve ter a liberdade de falar quando algo te incomoda. É só saber dosar as palavras. ;)

4. "Não farei meu trabalho a tempo" = "Gostaria de rever meu cronograma"


Quando você perceber que vai precisar de mais tempo para entregar suas tarefas, converse de imediato com seu gestor. Ao explicar o que aconteceu, ele pode designar alguém para te ajudar, ou até, te aconselhar a reorganizar suas prioridades para que nada saia do controle. Confie nisso: você nunca estará sozinho!

Agora, você deve ficar de olho e observar. Toda hora é hora para melhorar seus discursos e ir trilhando sua vida profissional!