19 setembro 2017

19 setembro 2017

Pós-graduação depois da facul: vale a pena?

Muitos ex-estudantes, ao observarem o mercado profissional de suas áreas, querem se destacar para começar bem a carreira! É assim que surge o interesse na pós-graduação. Mas será que essa é a melhor opção?

Sim e não!

Tudo depende da direção que você quer levar sua carreira. Coaches, recrutadores e professores afirmam que uma pós-graduação não deve ser feita apenas para ser uma referência a mais em seu currículo. Algumas áreas valorizam mais a experiência profissional do que a quantidade de formações que você teve, já outras procuram trabalhadores com uma vasta gama de estudo.

O que deve ser considerado?

Embarcar em um curso logo depois da graduação é uma atitude a ser considerada calmamente. Horários, valores, objetivo e expectativas precisam estar alinhadas para não haver desânimo ou aquele arrependimento:

- Horários

Você já trabalha? Se sim, precisa encaixar o tempo de aula com a nova rotina. Por mais diferente que seja o ritmo comparado ao da faculdade, fazer a pós é assumir um compromisso: com você, com sua carreira e com seu bolso! Adicione nesse cronograma horas dedicadas aos estudos, aos trabalhos e pesquisas que serão solicitados.

- Valores

Se esse não for o momento certo para investir (novamente) nos estudos, você pode recorrer aos cursos livres (muitos deles gratuitos), workshops de fim de semana, palestras e outras experiências que contribuirão para sua vivência profissional! Enquanto isso, que tal criar uma poupança para garantir seus estudos em futuro próximo?

- Objetivo

Uma das grandes funções da pós-graduação é definir novos caminhos na carreira de um profissional. Alguns entram em uma especialização por curiosidade, por gostarem do assunto (mesmo que não converse com suas metas) ou para continuar atualizado. Vendo isso, é importante lembrar que o mercado está cada vez mais competitivo e que existem outras maneiras de saciar seus hobbies. Talvez seja o momento de focar no trabalho!

- Expectativas

O que você espera com uma pós? Subir de cargo ou aumentar seu salário não devem ser seu foco: muitas vezes, são os anos de experiência aliados com seu conhecimento aprofundado que trarão as mudanças que você gostaria. Por isso, tenha suas metas bem fundamentadas e tente adquirir o máximo de informações sobre o assunto estudado. Todo aprendizado pode ser reutilizado!

Vem ver todas as pós-graduações disponíveis em nossas unidades: http://bit.ly/2sXymuV