13 setembro 2017

13 setembro 2017

Cronograma de férias: veja como montar o seu!

Para quem está acostumado a planejar os estudos toda semana, a rotina não deve ser muito diferente durante as férias de julho. Nesse mês de sossego, dá para equilibrar diversão e estudos sem que os deveres pesem na balança. Vamos começar?



1. Descanse!

Antes de qualquer estudo, tire a primeira semana para colocar todo o sono acumulado em dia. Aproveite o ócio e deixe a mente divagar: esse momento é importante para o cérebro repor energias para um semestre mais criativo. Por alguns dias, pratique a arte de não pensar em nada!

2. Arrume seu material

Sabe aquele cantinho de estudo que guarda todos os livros e revisões acumuladas nos últimos meses? E a mochila, que guarda os segredos e artefatos de todas as matérias do ano, até aquelas que você não se lembra mais? Separe um dia para limpar e organizar tudo, jogando fora o que não serve mais e guardando o que pode ser reaproveitado. Nesse processo, você pode até se deparar com assuntos que esqueceu de estudar antes!

3. Organize o tempo

O cronograma deve ser mais leve que o da rotina normal. Ao invés de estudar todos os dias da semana, intercale com dias livres e não passe mais de 4h fazendo a mesma atividade. Ainda que as férias sejam uma ótima oportunidade de correr atrás do estudo perdido, não se esqueça de deixar a mente relaxar. Lembre-se: intercale metas!

4. Leia livros e assista filme

Além de ser uma distração divertida, muitos livros e filmes podem contar histórias importantes para as matérias que têm estudado. Assim, além de revisitar a matéria de um jeito diferente, você pode preencher seu vocabulário com palavras novas e fixá-las na cabeça.

5. Divirta-se com os amigos

Tempo entre aqueles que te entendem é fundamental para a cabeça de um estudante focado. Estar entre amigos ajuda o cérebro a ter força e auto-estima para continuar aprendendo, então nada de trocar um encontro com a galera por aquela matéria. Diversão entra no cronograma também!

Estudante, use e abuse de seu tempo livre nas férias sem deixar a peteca dos estudos cair. Logo logo, o novo semestre chega à mil! :O