11 setembro 2017

11 setembro 2017

Conheça os diferentes tipos de trabalho!

Uma das coisas que todo profissional precisa entender são os vários modelos de contratação possíveis na legislação brasileira. Independentemente da sua formação, pode ser que em algum momento da vida você seja contratado por um desses sistemas, ou opte por ser autônomo.

Para entender melhor, juntamos os formatos mais comuns de contratação que você encontrará por aí:

1. Formal

O modelo se encaixa na CLT, a Confederação de Leis Trabalhistas. Isso significa que tem carteira de trabalho assinada e vários benefícios, como vale refeição, transporte, férias e 13º no fim do ano. O salário é mensal e pode ser comprovado por holerites. Funcionários de empresas e alguns trabalhadores concursados se encaixam nessa categoria.

2. Autônomo

É aquele que presta serviço por conta própria como pessoa jurídica. Geralmente são especializados em algum segmento como Microempreendedores Individuais (chamado de MEI), garantindo direitos como a previdência social, por exemplo. Profissionais liberais como médicos, advogados, dentistas e engenheiros normalmente trabalham nesse formato.

3. Voluntário

Recomendado para todas as áreas, níveis de escolaridade e idade, ser um voluntário é ajudar instituições sem fins lucrativos, igrejas e ONGs de forma integral ou parcial sem receber nada em troca. O apoio a causas sociais é bem visto no mercado de trabalho. Além disso, você pode começar a sua carreira fazendo algum trabalho voluntários que tenha relação com a sua área.

4. Freelancer

Comunicadores, analistas, artistas e designers são os que mais usam esse formato. Como a demanda é temporária e o custo é mais alto, o profissional trabalha para uma empresa ou instituição por um período de tempo fechado ou para um projeto específico. Esses profissionais também costumam atuar como autônomos, no formato de MEI ou de microempresas.

Conhecer as modalidades de trabalho é entender quais são os seus direitos e seus deveres legais, algo essencial para todo profissional comprometido.