13 setembro 2017

13 setembro 2017

5 jeitos de turbinar o estudo a distância!

Todo mundo sabe que estudar a distância não quer dizer "ficar na moleza". Pelo contrário: sem a obrigação diária de ir a faculdade, o foco nos estudos depende exclusivamente da organização do aluno.

Com rotina, aulas online, trabalhos e atividades pessoais, é normal precisar de motivação para continuar seguindo em frente. Essas são dicas para não deixar a peteca (ou as notas) caírem no final de semestre:

1. Organize seu tempo

É a primeira atitude a ser tomada. Marque em um calendário ou agenda todos os seus horários fixos, como entrada e saída do trabalho, tempo no transporte para casa, aulas extra e compromissos semanais. No meio disso tudo, destaque o tempo livre e distribua obrigações a partir do que você tem. Não se esqueça de separar um ou dois dias de descanso! :P

2. Aproveite as ferramentas

Um dos benefícios de escolher o ensino a distância, além da flexibilidade, é a quantidade de ferramentas disponíveis para melhorar a experiência de aprendizado. Nesse pacote, você inclui vídeos explicativos, exercícios online com correção, aplicativos, fóruns, salas virtuais, acesso ao material completo e contato direto com tutores e professores. Use de tudo!

3. Não fique com dúvidas

Você pode solucionar suas perguntas durante as aulas ao vivo no polo enviando-as para os professores ou juntar uma lista de questionamentos para discutir com tutores e colegas de classe. Antes disso, pesquisar pelos livros e anotações a resposta para seu problema pode facilitar o processo. Nunca tenha vergonha de não saber: você tem assistência monitorada para isso.

4. Conheça seus colegas e professores

Não é só nas faculdades presenciais e campus universitários que é possível ter amigos dentro da turma. Use os fóruns, grupos e redes sociais para conhecer melhor quem está do seu lado nessa jornada, dividindo perguntas, estudando junto e compartilhando descobertas.

5. Siga o cronograma de atividades

Se sua rotina permitir que você tenha a frequência de estudos proposta pela faculdade, parte do problema de organização estará solucionado! Não deixe para depois o exercício ou trabalho que você pode resolver naquele momento, logo depois de estudar o mesmo tópico, por exemplo. Além de treinar o que aprendeu, você estará em dia com suas obrigações. :)