26 setembro 2017

26 setembro 2017

5 jeitos de driblar o estresse do último semestre

Seja calouro ou veterano, de humanas, exatas ou biológicas, enfrentar o segundo semestre do ano é um desafio para qualquer universitário. Seminários, trabalhos e provas parecem se acumular nos últimos seis meses.

Por isso, juntamos algumas dicas para deixar o stress bem longe do seu dia a dia:

1. Fique de olho na autocobrança

Grande parte do peso que colocamos nas situações somos nós que criamos: a necessidade de acertar, de ser perfeito, de tirar a nota ideal, de mostrar resultados, de não decepcionar amigos e professores, entre outros. O primeiro passo é dar valor às pequenas e grandes conquistas: sua dedicação pela faculdade, por exemplo, é uma delas!

2. Dê prioridade para o que importa

São meses importantes como esses que suas atividades devem ser colocadas em uma balança imaginária. Será que você precisa passar aquele fim de semana longe de casa? Ou estudar de madrugada no meio do período de provas? Descansar e concentrar-se nas notas finais, nesse momento, superam a prioridade de ver os amigos ou sair do cronograma de estudo. Não se sobrecarregue!

3. Cuide do corpo e da alma

Tire momentos para você. Durante uma maratona como essa, é importante dar tempo para a mente e para o corpo retomarem força. O custo por não ouvir quando seu cérebro te alerta sobre o cansaço pode ser alto demais, como uma queda na produtividade e falta de concentração.

4. Descubra uma motivação

Sempre que as coisas saírem de foco, tente se lembrar por que você se esforça tanto. É legal retomar seus objetivos, as metas de vida e imaginar-se na carreira que você sonhou. Você chega lá!


5. Respeite seus limites

Você precisa saber quando um cronograma estiver ultrapassando seus limites mentais e psicológicos. Nunca force essa barreira! Quando a rotina estiver pesada demais, tire um momento para você mesmo, reorganize seu dia e volte a pesar suas prioridade.

Sem estresse! O fim do ano se aproxima. Bora fechar com chave de ouro? :)