22 setembro 2017

22 setembro 2017

5 fatos na vida de um novo veterano

Depois do 1º período de faculdade, toda a pressão de ser um calouro parece se esvair: você já fez alguns amigos, sabe como os professores trabalham, entende um pouco mais sobre sua área e tem mais segurança para estudar as matérias. Porém, continuar na jornada do ensino superior não é moleza…

É no 2º período que o estudante encara algumas verdades que criou ao entrar no curso e começa a desmistificá-las. Você sabe quais ela são? Pontuamos algumas aqui:

1. Você não sabe ainda o rumo de sua carreira


Quem não entrou na faculdade com uma ideia do que faria depois da formatura? É normal criar expectativas de acordo com o curso escolhido. Seja pela vivência de outras pessoas da área ou o que te contaram sobre a profissão, não precisa se desesperar: fica cada vez mais claro que algumas decisões precisam de tempo para serem tomadas. E é na vivência da graduação que você vai decidir!

2. Estudar fica cada vez mais importante


Faculdade não é brincadeira, não. Você talvez já soubesse isso, mas depois dos dois primeiros semestres de provas e seminários, a seriedade da situação fica mais evidente. A parte boa é que, quanto mais você estuda, mais acostumado com o volume de matéria você fica, o que facilita aprender um novo conteúdo ou entrar de cabeça em outro assunto.

3. Conseguir um emprego exige dedicação


Sabe aquela meta de vida? Passar no vestibular, conseguir um emprego, se formar? Por melhor que seja ter essa perspectiva, o mercado profissional é muito mais complexo do que um lugar "onde você encontra uma vaga em sua área". É preciso foco, persistência e outros atributos para descolar uma oportunidade que seja a sua cara. Para situações assim, a gente sempre recorre ao Canal Conecta, por exemplo. ☺

4. Todas as áreas do conhecimento se conversam


Não gosta de exatas, por isso quis um curso de humanas? Sinto muito, estudante! Alguns conhecimentos gerais estão na grade da maioria dos cursos, como estatística, finanças, administração, entre outros. Mesmo assim, não existe motivos para se preocupar: pode não ser sua matéria favorita, mas merece seu esforço, por mais dolorido que ele seja. Dominando aquele assunto, você terá mais base para exercer sua própria área!

Persista, estudante. Cada semestre é um passo mais perto da conclusão do ciclo! ;)