05 setembro 2017

05 setembro 2017

5 dicas para o seu primeiro estágio profissional!

Depois de anos esperando para começar a carreira que sempre sonhou, é hora de dar o primeiro passo: o estágio, um degrau importante para conquistar experiência. Aqui estão algumas dicas do que fazer para aproveitar ao máximo essa oportunidade:

1. Preste atenção

Fique com os olhos (e ouvidos) bem abertos do primeiro ao último dia! Essa é sua oportunidade de aprender sobre a profissão. Conecte-se aos companheiros de trabalho, observe como trabalham, como falam uns com os outros e com seus superiores. Além disso, ouça com clareza o que seu chefe pedir, o que nos leva para a próxima dica…

2. Tire dúvidas

Ao receber uma tarefa, tenha certeza do que você deve fazer (mesmo que isso signifique perguntar sobre o que foi explicado). Não tenha medo de atrapalhar ou ser inconveniente: tirar dúvidas demonstra interesse em fazer tudo direitinho!

3. Mostre interesse

Em conversas, reuniões e feedbacks, tenha uma atitude aberta e disponível. Se sobrar um tempinho disponível, ofereça ajuda para o resto da equipe. Estar disposto a ajudar e aprender é o que será seu diferencial para construir confiança dentro da empresa.

4. Entenda sua função

Desde o 1º dia de trabalho, saiba suas funções e tenha certeza de tudo que esperam de você. Cada área funciona de um jeito diferente e, por isso, é primordial que você saiba os mínimos detalhes: prazos de entrega, tópicos abordados, formatos... Se alguma dúvida aparecer, já sabe: pergunte!

5. Procure inovar

Observe dentro da companhia se existe espaço expor ideias mais criativas. Nunca deixe de buscar referências, pesquisar inovações e ficar atento ao que o mercado tem feito.

No começo, você sempre terá surpresas, mas fique tranquilo: quando você menos esperar, já vai estar sabendo de tudo.