02 agosto 2017

02 agosto 2017

Conheça as 5 habilidades de um profissional do futuro!

Enquanto você não encontra uma vaga para chamar de sua, aproveite para melhorar algumas dessas características e garantir a atenção dos recrutadores:

1. Solução de problemas complexos

Por mais simples que pareça, resolver uma situação complicada de forma racional não é uma habilidade comum no meio profissional. É necessário maturidade, calma e confiança para colocar a mão na massa e não deixar que o problema ganhe uma nova proporção. Para trabalhar isso, se observe: fique de olho na forma em que você se comporta quando algo dá errado.

2. Pensamento crítico

A crítica pede por um equilíbrio. Não é legal dar sua opinião de forma desrespeitosa, mas concordar com todos os pontos de vista também não é aconselhável. Desde agora, leia jornais e revistas, pesquise sobre os tópicos mais discutidos e aprenda a entender a visão do outro. Dessa forma, você descobrirá mais sobre sua personalidade e trabalhará a empatia, outro ponto essencial.

3. Criatividade

Deixe o lado direito do cérebro agir! Quanto mais você incentivar sua mente a criar e se divertir, mais interessante será o trabalho. Esqueça as fórmulas prontas, as respostas quadradas e tudo que você já conhece. Sair da zona de conforto pode ser assustador, mas só trará bons resultados, tanto para você quanto para sua equipe.

4. Gestão de pessoas

Essa habilidade tem tudo a ver com a convivência no meio de trabalho, principalmente se você tiver a oportunidade de gerenciar um time. Nesse caso, aprofunde os laços com cada uma das pessoas, estando disponível para ajudar quem precisa e auxiliar nos momentos difíceis. Enalteça o sentimento de unidade e promova a integração sempre que possível. :)

5. Empatia

Seja como funcionário, supervisor ou chefe, olhar o outro com empatia é fundamental. Nem todo mundo se lembra que o profissional ao seu lado é um ser humano, capaz de cometer erros, enfrentando obstáculos pessoais e carregando uma visão que nem sempre será igual a sua. Você pode aprender muito com cada pessoa que cruza seu caminho. Atenha-se a isso!

Até 2020, recrutadores e gerentes de todo mundo estarão em busca deles, os profissionais humanos, menos máquinas. Que tal começar a praticar? :)