28 julho 2017

28 julho 2017

Teste comportamental: o que é, para que serve, como fazer?

Os testes estão em todos os lugares: sites de empresas, livros de empreendimento e antes de algumas vagas de emprego. Você já deve ter visto diferentes formados deles por aí, mas ou ficou com receio de enfrentá-los, ou bateu a preguiça: e se for longo? E se for complicado? Será que isso realmente influencia na hora da entrevista? Hora de solucionar essas dúvidas.

O que é?

O teste ou pesquisa comportamental é um método simples adotado pelas empresas para terem uma ideia sobre o tipo de profissional que está se candidatando a uma vaga.

As perguntas avaliam a personalidade, a inteligência e o raciocínio lógico dos candidatos. Dependendo da área da vaga oferecida, algum aspecto desses pode ser aprofundado pelas questões, possibilitando que o recrutador tenha um perfil mais delimitado sobre o que está procurando.

Para que serve?

A psicologia comportamental estuda a relação entre os pensamentos e as ações de uma pessoa com foco em seu desenvolvimento pessoal. Por isso, é possível prever reações baseando-se somente na observação de uma personalidade.

Durante o teste, a pessoa deve se colocar em situação e responder sinceramente como agiria em cada momento. Essas e mais perguntas estratégicas irão traçar um perfil para o candidato, que se assemelha ao jeito que ele pensa e lida com sua profissão.

Além de ser uma oportunidade do recrutador conhecer mais dos candidatos, o teste é uma chance de você descobrir suas próprias habilidades e fraquezas, tendo a oportunidade de trabalhá-las ao longo da vida.

Quando fazer?

Antes de se candidatar a uma vaga, muitas empresas estipulam o teste como uma 1ª fase da seleção, um fator decisivo para continuar no processo. Outras instituições pedem o teste mais para o final do processo de recrutamento, o que dá ainda mais peso para seu resultado.

Você consegue encontrar versões pela internet que traçam com precisão seu padrão de comportamento. Alguns utilizam perfis de animais, outras de líderes. Acessando o Canal Conecta, você encontra um formato exclusivo para seu autoconhecimento profissional.

Ficou curioso? Corre para acessar sua conta no Canal Conecta, nossa plataforma de empregabilidade, e faça já seu teste. Nunca é tarde para trabalhar em cima de suas habilidades e aptidões, estudante! :)