02 junho 2017

02 junho 2017

Fim do estágio: como ser efetivado no trabalho?

Quem nunca sonhou em se formar na carreira dos sonhos com um emprego garantido a espera?



Muitos universitários passam o último ano da graduação entre a corrida com o Trabalho de Conclusão de Curso e a busca por alternativas para o futuro. Com o contrato de estágio chegando ao fim, fica a dúvida: como posso mudar meu status de aprendiz para efetivo?


1. Exponha seu desejo

Não tenha medo de dizer aos seus chefes sobre sua vontade de continuar na empresa. Mostrar esse interesse é importantíssimo, assim, se eles também estiverem pensando nos seus próximos passos, se sentirão encorajados a tomar uma decisão.

2. Fique atento às suas obrigações

Se seu objetivo é crescer, chegou a hora de mostrar suas habilidades. Tome cuidado extra em cada entrega, esforce-se para alcançar seu melhor e não esqueça dos detalhes (eles fazem a diferença!). Mostre para sua equipe que você está apto a ganhar um novo desafio.

3. Crie uma rede de contatos

Conheça mais pessoas que trabalhem em sua área. Amplie o que você já conhece e busque inspiração com novos profissionais, começando com cursos livres, workshops até uma especialização, como a pós-graduação. Quanto mais repertório, melhor sua experiência!

4. Seja proativo

Durante o expediente, demonstre disponibilidade para ajudar aqueles que precisam. Você pode oferecer uma mãozinha para facilitar as obrigações do colega que acabou acumulando trabalho. Antes de agir, só tenha em mente que seus próprios afazeres são prioridade. A proatividade ganha destaque quando é sutil e comunica companheirismo.

5. Faça perguntas

Ninguém pode crescer sem se questionar. Por isso, não poupe seus superiores de "perguntas idiotas" ou as dúvidas que surgirem nos momentos de transição. Mostrar seu interesse por aprender e melhorar é, com certeza, um jeito de atrair atenção para seu valor dentro da área.

Nossa última e maior dica de hoje é: acreditar. Nenhuma tática funcionará se você se recusa em confiar no seu potencial. Relaxe, tenha foco e vá adiante. :)

Fonte: Giphy