30 junho 2017

30 junho 2017

Empreendedorismo: o que você precisa para começar?

Já pensou em transformar algo que você ama em um negócio?



Segundo pesquisa do instituto Endeavor, mais de 60% dos brasileiros têm vontade de abrir sua própria empresa. Junto com esse sonho, a internet facilitou o acesso à especialização na área, além de aumentar as chances de divulgar o trabalho com quem tiver interesse em consumi-lo. Se você quer saber como dar os seus primeiros passos, veja:

1. A ideia
Muita gente acredita que precisa de uma "grande" ideia, quando o segredo é criar algo que possa melhorar a vida das pessoas. São as inspirações mais simples que abrem caminho no mercado: uma floricultura móvel, um app que identifica marcas de roupas, um coletivo de artistas online…

2. Muita pesquisa
Depois de encontrar o tema, é importante que você estude todas as possibilidades dele. Procure saber sobre o mercado da área, o que já é comercializado, como seus concorrentes trabalham, entre outros. É um bom momento também para afiar as habilidades de empreendedor independente com cursos sobre o assunto.

3. Um plano de negócios

Hora de pensar nas estratégias. A pesquisa vai te dar segurança para pensar em preços, produção, gerenciamento e as metas que você quer com a empresa. Tente começar aos poucos, com objetivos centrados e alcançáveis. Deixe para crescer quando for o momento certo!

4. Investimento
Já ouviu falar sobre investidores-anjo? Se você não tiver orçamento já de cara, é normal que jovens empreendedores peçam ajuda para amigos e família. Você também pode fazer uma "vaquinha coletiva" pela internet: o famoso crowdfunding, em que você divulga o projeto por uma plataforma online e recebe a ajuda que a pessoa puder dar (começando por R$ 5 reais, por exemplo).

5. Execução
O famoso "colocar a mão na massa" chegou! E essa fase não tem um fim. Ser um empreendedor exige mais esforço, mais vontade e mais foco do que qualquer outra carreira. Nessa jornada, o importante é confiar em suas ideias e continuar sempre em frente, ajustando o que for necessário ao longo do caminho.

Para quem ficou interessado sobre cursos na área do Empreendedorismo, saiba mais aqui!