05 maio 2017

05 maio 2017

Você sabe estudar? Descubra!

Entre tantas dicas e métodos de aprendizado diferentes, será que existe um jeito de estudar corretamente? E, mais que isso, como sei que encontrei o ritmo certo de absorção da matéria?



A resposta é simples: não existe uma única maneira. Tem quem precise escrever, aqueles que gravam áudios, os que desenham e outros que ensinam aos amigos. Se ainda não sabe o que funciona para você, veja essas dicas básicas para descobrir:

1. Tome seu tempo

Tem quem defenda cronogramas mais extensos e outros que acreditam no mínimo de estudo diário. Na hora de criar sua rotina, entenda quanto tempo você precisa para absorver um conteúdo. Algumas matérias podem pedir horas extra, enquanto outras levarão minutos. Saiba quando e como dosar isso!

2. Aprenda a se concentrar

O que diferencia um aprendizado ativo (com envolvimento) e um aprendizado passivo (sem envolvimento) é a capacidade de compreensão do assunto. Quanto mais superficiais seus estudos forem, mais rapidamente a matéria vai desaparecer de sua mente. Relaxe, hidrate-se, crie uma atmosfera para o momento e mantenha o foco!

3. Exercite a mente

Depois de estudar, é importante que coloque em prática tudo que aprendeu, resolvendo exercícios ou refazendo provas antigas. Você consegue encontrar questões de outras disciplinas espalhadas pela internet, além de poder pedir ajuda a algum veterano.

4. Revise constantemente

Mesmo depois de entrar em um novo tópico de estudo, não deixe para trás o que foi aprendido: sempre que possível, retome alguns exercícios. A revisão não serve apenas para a semana das provas: ela serve para manter sua mente ativa com o conteúdo!

5. Esteja alerta

Fique de olho no seu desempenho em testes. O conteúdo que caiu na prova é o mesmo que você estudou? Como foi o feedback dos professores quanto ao trabalho? Caso uma parte esteja desequilibrada, é hora de reavaliar o processo e perceber o que pode ser melhorado.

O saber não tem fórmula mágica. Só você vai conhecer quais alternativas são mais eficientes, seja para entrar na faculdade, passar de semestre ou conquistar a vaga em um processo seletivo. Por isso, experimente! :D

Fonte das imagens: Giphy