31 maio 2017

31 maio 2017

TCC: como manter a calma nessa fase

O último passo para a tão sonhada vida de formado deixa qualquer universitário com os cabelos em pé. Todos sabem que a criação do Trabalho de Conclusão de Curso é uma tarefa trabalhosa, mas não há motivo para temer. Separamos 5 dicas para você não deixar que o nervosismo e a ansiedade atrapalhem sua melhor performance:

1. Informe-se ao máximo

Converse com veteranos, professores e orientadores sobre todas as regrinhas e obrigações exigidas pelo seu curso. Assim, você se prepara desde o começo para atender às exigências e evita surpresas no meio do caminho.

2. Esqueça o perfeccionismo

Querer um trabalho articulado e caprichado é uma boa meta, mas não leve isso ao extremo: com o tempo e material que tem em mãos, concentre-se em fazer o seu melhor, e não em alcançar o ideal dos outros.

3. Organize seus horários


Saber o que deve ser feito, como e quando podem ajudar sua mente a relaxar. Crie desde já uma planilha dividida pelas etapas do processo, fixando dia e horário para cada tarefa. Por mais que esse cronograma mude ao decorrer do trabalho, o planejamento te acalmará.

4. Pense além da nota boa

Você não precisa de um 10 para provar a todos sua inteligência. Esse trabalho representa 4 anos (ou mais) de esforço e dedicação próprios por um objetivo: ser o profissional que você sempre sonhou. Confie no aprendizado!

5. Treine sua apresentação

Passada a euforia de pesquisa, escrita e revisão, o único jeito de perder o medo da banca é treinar suas falas. Reserve tempo para criar uma apresentação simples e objetiva, que transmita o essencial do conteúdo estudado. A partir disso, pense no que será dito e estude!

Independente das dicas, dos planos e das preocupações, aproveite esse momento. Concluir uma graduação deve ser recompensador, acima de qualquer outra prioridade!

Fonte das imagens: Giphy