03 fevereiro 2017

03 fevereiro 2017

Exatas, Biológicas ou Humanas: como escolher?

Você acaba de entrar ou terminar o último ano do ensino médio. Vê seus amigos escolhendo os cursos e prestando os vestibulares. Enquanto isso, nenhuma profissão te chama atenção. A dúvida aparece: o que vou ser daqui para frente?



Fique tranquilo! A maioria dos estudantes têm dificuldade em encontrarem sua carreira dos sonhos. Antes de decidir, é importante saber o que as três grandes áreas, Exatas, Biológicas e Humanas, oferecem, o quanto combinam com você e quais profissões estão incluídas nessas categorias. Separamos as principais características de cada uma delas para te ajudar nesse momento:

Exatas
Se você gosta de números e desafios, está nesse time. Os estudantes de Exatas lidam com problemas matemáticos, testam teorias, usam o raciocínio lógico diariamente e conseguem abstrair situações com facilidade. Nenhum resultado impreciso passa despercebido por eles. Os cursos que se destacam são Ciência da Computação, Engenharia Civil, Matemática e diversos cursos de tecnologia, como Sistemas de Informação.

Biológicas

O meio ambiente e os seres vivos são foco dessa área, que compreende o estudo de cada parte do corpo de um ser, da escala atômica à molecular. Pensa, ainda, na natureza e em como os seres vivos se relacionam com ela. Aqui, quem curte investigar a fundo os mistérios da ciência será bem-vindo. Medicina, Biomedicina, Farmácia e Ciências Biológicas são alguns dos exemplos de carreiras que você pode escolher.

Humanas

Entender como o ser humano pensa, age, sente e se relaciona é a função de quem estuda na área de Humanas. Os cursos requerem criatividade, boa interpretação de texto, poder argumentativo e muita pesquisa. A cultura e o convívio em sociedade fazem parte do dia a dia desses estudantes. Algumas graduações oferecem as opções de bacharelado ou licenciatura, como História, Sociologia, Letras e Artes Visuais, e outras possuem somente o bacharelado, como Direito, Jornalismo, Administração e Ciências Econômicas.


Sabendo o que cada categoria abriga, pesquise sobre as profissões e analise as matérias com as quais você se identifica. Lembre-se: escolher um curso de Humanas não necessariamente livra você de uma aula de Matemática, assim como uma graduação focada em Exatas não deixa de estudar um pouco de Filosofia, por exemplo. As áreas convivem umas com as outras, formando o melhor do aprendizado superior!

Fonte das imagens: Giphy