17 janeiro 2017

17 janeiro 2017

5 Passos para se Tornar um Jovem Empreendedor

O mundo é dos empreendedores. Em todos os lugares, pequenos negócios surgem de ideias reinventadas, práticas e eficientes, compondo um cenário jovem de novas empresas; já dentro das universidades, mais e mais alunos pensam em diferentes maneiras de atualizar a economia com seus próprios insights.



E você? Já teve uma ideia que não saía de sua cabeça, mas não soube como colocá-la em prática (ou até mesmo, não acreditou em seu potencial)? Nós te ajudaremos a organizar seus planos e, quem sabe, te inspirar a dar uma chance a eles!

1- Descubra sua paixão

Nenhum empreendimento, por maior que o investimento seja, vai para frente sem uma boa dose de paixão. Por isso, procure um tópico, produto ou segmento que você se identifique o bastante para dedicar sua vida a isso. Gosta de moda? Alimentação? Construção? Consultoria? Hora de desvendar um "hobby"!

2- Estude para torná-la real


Tendo definido o que será seu empreendimento, comece a estudá-lo. Pesquise sobre o estado do mercado atual, empresas similares, produtos concorrentes, suas formas de comunicação, estratégias, o público-alvo com quem falam, onde houve sucesso e onde houve perda. Estude, estude, estude, até ter base o suficiente para falar com convicção sobre o assunto.

3- Planeje

Junte tudo que aprendeu estudando e crie um planejamento estratégico. Comece com o mais simples: o que você quer fazer? Onde quer chegar? Para quem se direciona? Como quer chegar lá? Coloque no papel o que você precisaria para tornar esse sonho realidade, estipulando tempo, investimento, plataformas e outras informações que julgar necessárias.

4- Compartilhe sua ideia

Nenhuma ideia flui sozinha. Dando voz aos seus planos e discutindo com outros jovens empreendedores será mais fácil descobrir onde estão os erros ou o que está faltando. Tenha certeza de que quem receberá essas informações possui boas intenções (e saiba quando aceitar um 'conselho' ou recusá-lo).

5- Apresente para o mundo

Você já estudou, planejou e aperfeiçoou suas ideias. Sabe o que precisa ser feito e como fazê-lo. Com o investimento em mãos, vença o medo de errar e dê uma chance para o negócio! Abra as portas para um novo mundo de possibilidades e aprenda o máximo que puder. Se der certo ou não, o importante é que você venceu uma etapa.

Se inspirou? Abra seu caderno e comece a esboçar um projeto! :D

Fonte das imagens: Giphy