22 dezembro 2016

22 dezembro 2016

5 Dicas para Começar a Economizar Dinheiro

As pessoas acham que sabem o que faz um universitário feliz. Notas boas, aprovação nas matérias mais difíceis e um emprego bom podem até estar na lista, mas nada se compara com aquela graninha extra para comprar um livro novo, ir a um restaurante gostoso ou até fazer uma viagem de fim de semana para relaxar.



Infelizmente, saber administrar suas próprias finanças não é uma matéria obrigatória no ensino médio, então só depende de você aprender essa arte. Separamos 5 dicas para você começar o minucioso processo de guardar dinheiro:

1- Pense em alternativas


A primeira fase é marcada pelo questionamento. Será que preciso comer fora todos os dias? Meu plano de celular condiz com o quanto uso? Qual a necessidade de comprar roupa nova? Ao rever seus padrões de compra, você consegue encontrar novas alternativas, como levar marmita para o trabalho, fazer compras em um brechó, mudar o plano de celular por um mais em conta, entre outros.

2- Utilize somente dinheiro


O mal do uso extensivo do cartão é a falta de controle que ele oferece. Aplicativos de bancos e créditos são bons, mas tente por uma semana utilizar apenas dinheiro vivo. Você perceberá que seus gastos diminuem drasticamente porque, ao contrário de uma senha, você verá seu próprio dinheiro "indo embora". Coloque um limite de gasto diário e saia de casa, por exemplo, com apenas R$ 50!

3- Tenha uma renda extra

Na era da internet, é fácil descolar uma renda extra. Pense o que você pode fazer para agregar às contas do fim do mês: vender doces, ajudar estudantes com reforço escolar, trabalhar como freela em sua área, usar um hobby como um produto, vender roupas antigas online… As opções são infinitas!

4- Junte a poupança


Separe uma quantia mensal e guarde-a em uma poupança. Especialistas dizem que o ideal é destinar 10% de seu salário mensal para o futuro, mas se não tiver condições de começar com um valor como esse, não tenha medo de guardar pouco: moedas, notas jogadas na bolsa, trocos pequenos. Todo tustão é válido. :)

5- Anote seus gastos


É uma forma eficiente de manter, mais uma vez, o controle. Anote diariamente tudo que gastou e observe para onde vai grande parte de suas finanças. Comida? Roupas? Gastos impulsivos? Seja persistente e não se esqueça de preencher esses dados. Eles tratarão bons resultados no futuro.

Pode parecer difícil no começo, mas saber economizar seu dinheiro pode ser libertador. Compartilhe essa ideia! :D

Fonte das imagens: Giphy