21 novembro 2016

21 novembro 2016

Você é Vespertino ou Matutino? Descubra!

Parece comum na rotina do universitário morrer de sono durante as aulas ou se sentir mais produtivo antes de dormir.



Isso tudo acontece porque cada pessoa tem seu próprio ciclo circadiano, ou seja, um relógio biológico que regula nosso organismo e os picos de energia. A luz, a temperatura e outros fatores influenciam quais horários serão de descanso e quais não serão. Dessa forma, algumas pessoas são consideradas vespertinas (com picos energéticos no período da noite) e outras matutinas (com melhor desempenho pela manhã). Que tal descobrir o seu?

Ciclo Matutino

Essas pessoas são muito conectadas com o sol e sua energia. Por isso, mesmo sem compromissos ou despertadores, acordam no horário habitual naturalmente, sem esforço. Costumam ser produtivas logo de manhã, realizando melhor suas atividades nesse período, indo dormir relativamente cedo (ou dando prioridade às 8h de sono). Se você se identificou com esse estilo de vida, sua melhor alternativa é estudar em uma turma pela manhã e não ultrapassar seu horário de sono.

Ciclo Vespertino

Estes são aqueles que viram a madrugada sem esforço algum e só acordam com um despertador. Os vespertinos têm seu pico de energia mental e física quando o sol se põe, do fim da tarde até a noite. Preferem dormir até tarde e realizar tudo que precisam de noite: estudos, trabalhos e até atividades físicas. O estudante vespertino pode melhorar seu rendimento na faculdade procurando uma turma noturna e dividindo sua carga de trabalho pelas noites disponíveis, assim como ficar de olho em um trabalho que não comece muito cedo.

E aí, descobriu seu melhor ciclo? Se esse post te ajudou, compartilhe com seus amigos!

Fonte das imagens: Giphy