22 novembro 2016

22 novembro 2016

4 Dicas para Planejar Sua Carreira

Um dia, você tem 5 anos e está brincando de ser médico, advogado, professor, artista. No outro, está formado, com o diploma em mãos, pronto para arriscar-se pelo bem dos seus sonhos. Com o final de um ciclo, é comum se sentir perdido: por onde começar? Continuar a carreira acadêmica ou jogar-se no mercado de trabalho? Será que essa é a profissão certa?



Uma maneira de acalmar essas incertezas é criar um plano com seus objetivos profissionais: um plano de carreira. Veja 4 dicas para planejar os próximos passos em sua vida sem se descabelar no processo!

1. Busque sua felicidade


Diferente do que seus pais, chefes e amigos esperam de você, tente imaginar-se daqui a 5 anos, sem restrições ou obrigações. Como você se vê? O que te faria realmente feliz? É a partir dessa resposta que seu plano de carreira deve ser traçado, mesmo que isso signifique estudar um pouco.

2. Estabeleça um objetivo
Legenda: “Eu quero ganhar um milhão de dólares”

Sem um objetivo, não há plano. Você precisa saber exatamente aonde quer chegar e o que te guia até lá. Não importa qual seja seu sonho (tornar-se gerente, construir sua própria companhia, comprar uma grande empresa); sabendo qual é o foco, você traçará os próximos passos ao redor desse objetivo.

3. Não esqueça suas habilidades



Não é só de indicações que se faz um bom funcionário. Tenha em mente todas as habilidades que agregam seu currículo profissional e como isso pode ajudar em sua carreira: boa fala, planejamento, facilidade com softwares... Além disso, é sempre bom ter em mente o que ainda precisa ser trabalhado!

4. Ganhe experiência


Hora de rechear seu repertório. Leia livros sobre assuntos diferentes, viaje para lugares inusitados, converse com pessoas de círculos diferentes do seu. Saber o que outros fazem pode te ajudar muito em suas próprias descobertas. O mundo é maior do que imaginamos!

Agora, junte todas as informações e monte suas metas para os próximos anos. O processo é, muitas vezes, difícil, confuso e revelador, mas é importante para sua carreira. Não tenha medo de fazer aquilo que realmente tem vontade. Aproveite, formando, e parabéns por essa vitória! :)

E aí, gostou? Compartilhe com todos os amigos que estão no fim dessa jornada como você!

Fonte das imagens: Giphy