31 outubro 2016

31 outubro 2016

5 Conselhos de um Formando para um Calouro

O último ano de faculdade de um universitário é sempre igual: primeiro vem a tensão, o estresse, a ansiedade e então, o alívio seguido pela nostalgia de ver um ciclo prestes a terminar. Depois de tudo que se passou na graduação, acreditar que está chegando ao fim é muito (mas muito) triste.


Entre a choradeira e a alegria, você observa os alunos dos primeiros anos com novos olhos: será que sabem da jornada que têm pela frente? O que esperam da faculdade? Será que nós sabíamos no começo de tudo? O que aprendemos? Esses são os 5 melhores conselhos que um veterano daria para os novatos:

1. Empenhe-se nos estudos

Nem todos os dias serão produtivos, mas tente não se acostumar com a procrastinação! Concluir um trabalho, adiantar os estudos ou realizar uma tarefa dias antes de seu prazo final te dá mais tempo livre e menos peso na consciência.

2. Procure, pesquise, pergunte


Esse é o melhor momento para extrair tudo que você puder da sua universidade. Converse com os professores, vá atrás dos assuntos que mais te interessam e não deixe de procurar as respostas que você deseja. Ali, você terá diversos recursos diferentes para obter o máximo de experiência possível. Aproveite!

3. Explore novas amizades


Você provavelmente não terá uma chance melhor de encontrar pessoas diferentes em um só lugar. São pontos de vistas únicos, vivências singulares e interesses que você talvez não saiba que existam. Procure fazer amizades fora de sua zona de conforto e amplie sua visão do mundo.

4. Não tenha medo de errar

Na verdade, esse é o momento ideal para cometer erros. Não fique com medo de perguntar algo que pareça bobo ou de dar sua própria opinião. Ao expor seus pensamentos, outros podem crescer tanto quanto você.


5. Curta a vida de universitário

A faculdade não é feita apenas para se estudar. Curta a vida de universitário em seu máximo: vá às festas com os amigos, não perca os eventos e palestras semestrais e crie memórias. Você pode fazer inúmeras graduações, mas nenhuma será como sua primeira faculdade.

Compartilhe com os calouros da sua faculdade!

Fonte das imagens: Giphy