02 setembro 2016

02 setembro 2016

Visual, Auditiva ou Cinestésica: qual o seu perfil?


Você tem dificuldade para entender gráficos? Perde o foco aulas longas? Não consegue estudar se não estiver se sentindo 100% confortável? Fique tranquilo: isso significa que seu método de aprendizado é visual, auditivo ou cinestésico. Mas, como assim?



Segundo a neurolinguística, todos nós possuímos um perfil de aprendizado predominante, dependendo diretamente dos sentidos que usamos para interpretar o mundo ao nosso redor: olfato, paladar, audição, tato e visão. Isso também está ligado com a parte do cérebro que cotrola a nossa inteligência (por exemplo, o lado esquerdo utiliza mais a lógica e a ordem, enquanto o direito é criativo e flexível). Assim, alguns aprendem escrevendo, uns ouvindo e outros fazendo. É comum utilizarmos uma mistura de dimensões em diferentes momentos do dia-a-dia, mas sempre teremos um canal mais ativo que os outros. Ao identificá-lo, é muito mais fácil organizar a programação de estudos e entender como o cérebro decifra novas informações.

Perfil Auditivo


Fãs de longas conversas, não dão muita importância a aparência e detalhes. Possuem grande memória sonora, precisam do silêncio para se focarem e costumam entender melhor novos conceitos e argumentos ao expressá-los. São pessoas mais relaxadas, comunicativas e amantes de música. Dica: sempre grave as aulas mais complexas e estude revisando a matéria em voz alta, explicando a um colega, por exemplo.

Perfil Visual

Entre praticidade e beleza, a pessoa do perfil visual escolhe o bonito. Costumam falar rápido, tentando acompanhar as imagens que aparecem em sua mente. Tem facilidade em interpretar gráficos, adoram criar listas e lembram-se dos mínimos detalhes de uma imagem. Dica: torne seu método de estudo o mais visual possível (marca-textos de diferentes cores, anotações, resumos feitos a mão). Use e abuse de sua memória fotográfica!


Perfil Cinestésico

Todas as experiências são físicas. Essa pessoa está em busca do bem-estar, de esportes, de experiências e sensações novas. Para aprender, precisa experimentar, desmontar objetos, promover contato. Preferem músicas lentas e se atentam mais com a expressão corporal do que com o contato visual. Dica: descubra a forma mais confortável para começar sua jornada de estudos, como separando roupas largas, escolhendo meias fofas e um local aconchegante, para ajudar no seu foco.

Se identificou? E aí, qual é o seu perfil?



Fonte das imagens: Giphy