13 setembro 2016

13 setembro 2016

Estudar e Trabalhar: como conciliar?

Acorda cedinho, toma aquele café corrido, vai para o trabalho, almoça, trabalha mais, corre para a faculdade, estuda, volta para casa, toma um banho, faz trabalho e descansa. 
Para muitos universitários, os dias são corridos, os jobs não são entregues sozinhos e as notas lutam para ficarem na média. Qual a melhor forma de conciliar essa jornada dupla? Separamos 4 dicas simples de como manter seu trabalho e seu curso em dia.

1- Converse com seus chefes e colegas de faculdade

Depois de conquistar a tão esperada vaga de emprego, é importante nutrir uma relação sincera com seus chefes e colegas da faculdade. Exponha seu cronograma para que eles saibam o quanto podem contar com você. Isso não significa deixar de cumprir seus compromissos-- e sim, ganhar flexibilidade em suas funções.

2- Crie um cronograma de compromissos 

Compre uma agenda ou um calendário, vários post-its e canetas coloridas. Você pode separar o motivo dos compromissos por cores (por exemplo, azul para trabalhos da faculdade, vermelho para reuniões do trabalho). Lembre-se de atualizar as informações diariamente, criando listas objetivos com o que precisa ser feito no dia. 


3- Reserve um momento para você 
Dê um tempo à sua mente. Com uma rotina tão atarefada, reservar momentos relaxantes e divertidos aumentará sua produtividade. Faça qualquer coisa que te deixe alegre: pratique um esporte, ande pelo parque, pegue um cinema, vá a uma festa, faça uma maratona de séries ou encontre seus amigos, por exemplo!

4- Aprenda a abrir “não” 

Não tenha medo de dizer não. Acredite se quiser, você não precisa abraçar o mundo e todas as suas causas. Concentre-se no que é importante e priorize. Isso significa dizer não para alguma festa, pedir ajuda para um amigo da faculdade ou do trabalho, entre outras ocasiões. Seus amigos entenderão sua situação, ao contrário do que você pode pensar, eles continuarão ao seu lado.

A vida de um trabalhador-estudante é muitas vezes corrida e cansativa, mas toda essa experiência trará ótimos frutos: maturidade, responsabilidade e foco são só alguns deles. E aí, partiu organizar a rotina? :P