30 setembro 2016

30 setembro 2016

5 Fases que Todo Estudante Passa na Semana de Provas

Os dias passam, as semanas voam. Matéria vai, matéria vem, tem até matéria que fica, mas a única certeza que existe é ela, a semana de provas.

É inevitável. Um dia você está ouvindo o professor explicar o começo da disciplina, no outro, a prova foi marcada e você fica se perguntando: estou preparado? Agora não tem saída. Você provavelmente passará por 5 etapas até, finalmente, sair vivo dessa semana assustadora.

1 - Negação 

O aluno se afasta da realidade cruel de que precisa começar a estudar e acaba negando qualquer menção sobre o assunto. Uma fase conhecida por frases como "Tem certeza que as provas começam semana que vem?", "Não é possível, o bimestre acabou de começar!", "Calma, a semana de provas ainda tá longe, não preciso estudar agora".

2 - Raiva

O mundo, por um momento, está contra o universitário. A raiva é direcionada à matéria, ao curso ou até ao professor, como "Eu odeio quem marcou essas provas", "Para que tantas provas?", "Eu não aguento mais, eu não preciso disso!". 

3 - Barganha

Insira nessa fase comidas gostosas e vídeos no Youtube. "Se eu estudar dois capítulos inteiros, vou comer aquela barrinha de chocolate", "Termino os resumos para dar tempo de ver alguns vídeos!", "Se eu começar a estudar agora, será que consigo sair para jantar com meus amigos?".

4 - Depressão

O chocolate, a diversão e o ânimo passam. Sua cama se tornará dez vezes mais atrativa que o normal. O sentido dos estudos e de sua vida começam a sair de foco. "E se eu desistir agora?", "Eu não vou passar mesmo", "Talvez eu não tenha sido feito para faculdade".

5 - Aceitação

O quinto e último estágio é de longe o mais tranquilo. Ao aceitar que a semana de provas é inevitável, você percebe que ela, também, terá seu fim. Esse é o melhor momento para ajudar outros que estejam passando pelas fases anteriores. "Vamos estudar mais cedo dessa vez", "Não posso sair, tenho que estudar para as últimas provas", "Ei, revisa essa matéria comigo?".

Ufa! Agora é só esperar o próximo bimestre. Nem foi tão difícil assim, foi?