19 maio 2016

19 maio 2016

Como se tornar um profissional mais criativo

Se engana quem pensa que a criatividade é assunto apenas para as áreas de artes e comunicação: o mercado de trabalho pede que os profissionais sejam cada vez mais criativos e inovadores. A criatividade não é como um botãozinho que você aperta e num passe de mágica tudo se transforma, mas também não é um dom. Ela não é nada mais que treino e muita referência. Mas saiba que você não ficará mais criativo da noite para o dia e nem terá ideias brilhantes o dia todo. Por isso, reunimos algumas dicas para te ajudar a treinar a criatividade, um pouquinho de cada vez.




1 - Seja curioso 



Sim, a curiosidade é primordial para treinar a sua criatividade. Observe o comportamento das pessoas, busque referências e utilize a internet sempre ao seu favor. Até mesmo aqueles assuntos que você define como cultura inútil e que não vão afetar diretamente o seu trabalho podem te ajudar a ser mais criativo. Sim, eles são úteis e vão te levar a uma boa ideia.

2 - Escreva suas ideias
 

Mesmo que você tenha uma boa memória, nunca confie totalmente nela. Tenha sempre um caderninho ou bloco de anotações para anotar seus pensamentos, observações e ideias.

3 - Viaje muito



Viajar vai ampliar o seu leque de referências. Conheça outros países e alimente a sua bagagem criativa. Mesmo se a grana estiver curta, utilize a internet para descobrir um pouco sobre outras culturas. Isso vai te tornar um profissional mais flexível, maduro e aberto às mudanças.

4 - Saia da zona de conforto 



Mudanças não acontecem por acaso e a inovação vem da criatividade. Por isso, não tenha medo de arriscar: sair da sua zona de conforto fará você se sentir vivo e com vontade para querer ir cada vez mais longe. 


Fonte das imagens: Giphy