24 março 2016

24 março 2016

Vantagens de usar sua Inteligência Emocional

Não importa qual é a sua área: em todas elas, você vai ter que lidar com pessoas, e nem sempre em situações agradáveis. São nos momentos tensos que você deve ativar o botãozinho “Inteligência Emocional” e evitar que tudo piore. Mas o que é essa tal de Inteligência Emocional? Como saber se tenho? Pegue o seu bloquinho de notas, um cafezinho e se liga na breve explicação abaixo.


1 – Mas o que é Inteligência Emocional?




Ela é definida como a capacidade de conseguir identificar seus próprios sentimentos! Simplificando: a inteligência emocional está diretamente ligada a habilidades como motivar a si mesmo, controlar impulsos, praticar gratificação, manter o foco, incentivar pessoas ajudando-as a liberarem seus melhores talentos e conseguirem alcançar seus engajamentos objetivos de interesses comuns.

2 – Será que você tem essa qualidade?


Ficou no dilema se você tem Inteligência Emocional? Calma, vamos te ajudar a identificar isso. Responda as perguntas abaixo e, se o resultado for “sim” para tudo, significa que você possui essa qualidade! É generoso? Perdoa a si mesmo? Não cultiva rancores? Não busca a perfeição? É capaz de dizer “não”? Não se ofende facilmente? Conhece o seu lado mais frágil? Não desconta sua raiva em outras pessoas? Sabe descrever suas emoções com palavras precisas?

 3 – Você sabia que pode desenvolver a sua Inteligência Emocional?


Caso tenha respondido “não” para boa parte das perguntas, pode ficar tranquilo: é perfeitamente possível desenvolver a sua IE. Basta anotar as dicas abaixo e colocá-las em prática. Vamos lá? Sigas bons exemplos, seja compreensivo, não desista fácil, saiba escutar, trate bem as pessoas, ofereça e aceite ajuda, seja sincero e reconheça os acertos dos seus colegas.

4 – Por que usar essa habilidade? 


Fato: quem se relaciona bem tem mais chances de crescer na vida! Claro que outras competências são importantes, mas saber lidar com as emoções, falar “não”, motivar as pessoas e a si mesmo, focar no objetivo, são algumas características que as pessoas de sucesso têm. Por isso, você deve usar e abusar da sua Inteligência Emocional, seja no trabalho ou na faculdade. 

Fontes: Portal Exame, Giphy.