01 dezembro 2015

01 dezembro 2015

Dicas para fazer um trabalho acadêmico


Por mais que todo trabalho seja único, a base é sempre a mesma: pesquisar, escrever rascunhos, pensar, revisar e montar, tudo dentro do prazo de entrega. Para que você fique cada vez mais fera nesse quesito, listamos umas dicas que podem facilitar a sua vida e ajudá-lo a sempre tirar a nota máxima. Estão prontos?


1 - Por onde começar

Comece pela pesquisa! Depois pegue todo o material que encontrou, leia, destaque apenas as partes mais importantes e anote todas as referências. Use livros, internet, revistas, jornais e o que mais conseguir para obter as informações, pois quanto mais fontes consultar, mais completo o seu trabalho vai ficar.



2 – Analise os dados



Não basta colher as informações, é necessário lê-las para filtrar o que realmente tem a ver com o trabalho que você vai desenvolver. Se perceber que tem muitos dados iguais, é sinal de que a informação está correta. Se encontrou informações divergentes, vale a pena dar mais uma pesquisada para evitar de colocar dados falsos no seu trabalho.

3 – Comece a escrever 



Depois de pegar todas as informações e verificá-las, é o momento de começar a redigir o trabalho. Vale enumerar as páginas para não se perder no momento de montar o trabalho final. Não esqueça de revisar quantas vezes julgar necessário e, se possível, no decorrer do projeto, mostre ao professor e pergunte se você está no caminho certo. Peça para outras pessoas lerem, pergunte se entenderam e se acrescentariam ou tirariam alguma coisa.

4 – Como montar



No modelo mais usado, você deve seguir esta estrutura: Capa: seu nome, o título, a cidade e o ano de realização do trabalho. Folha de Rosto: coloque as mesmas informações da capa, junto com a disciplina, o nome da faculdade, do professor e o semestre. Sumário: enumere, em uma página, os elementos do trabalho, que são introdução, desenvolvimento e conclusão. Coloque os subtópicos de todos eles, bibliografia, anexos e a respectiva página de abertura de cada item. Texto: deve ser claro, coerente com os tópicos-guia, estar enquadrado na folha, ter as ilustrações pertinentes com o texto e bem localizadas. Referências bibliográficas: todo material que você consultou para fazer o trabalho.

Fonte das imagens: Giphy